Cidades

Fórum discute apoio a gestantes em risco social

IPATINGA – Cadastrar, acompanhar e garantir uma gestação segura para a mãe usuária de drogas e/ou em situação de rua e seu bebê. Esse é o tema que estará em pauta, nesta quarta-feira, dia 12, em mais uma edição do Fórum Intersetorial sobre Álcool e Outras Drogas (FIAD) de Ipatinga. O encontro acontece a partir das 8:30h, no campus da Faculdade Pitágoras – sala 301, no bairro Horto.

O objetivo é contribuir para a formação teórica e técnica dos profissionais e representantes dos órgãos com atuação na área. Esta fundamentação é importante para definição e ampliação dos fluxos de atendimentos a esse público que vive em situação de extrema vulnerabilidade social.

Participam das discussões no FIAD técnicos de diversos setores e serviços ofertados pela prefeitura de Ipatinga, ao lado de representantes do Judiciário, do Conselho Tutelar e das entidades parceiras. A coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, Maria Cristina Abrantes, destaca a importância do envolvimento de todos os agentes que integram a rede de cuidados e proteção, no entendimento de como e para onde encaminhar a mulher gestante e o seu bebê. A finalidade é garantir o acesso a serviços de apoio e cuidados tanto na gestação e parto quanto após o nascimento desta criança.

“Embora Ipatinga ofereça diversos serviços na linha cuidados materno-infantil, ainda há dificuldades em inserir estas gestantes nos acompanhamentos necessários. Com o alinhamento e fortalecimento das Políticas Públicas para este público, conseguimos sistematizar os fluxos e ofertar um acompanhamento mais qualificado e individualizado para as famílias necessitadas, possibilitando o fortalecimento de vínculos, a adesão ao tratamento adequado e a reinserção social da mãe e do seu filho”, detalha.

Entre os palestrantes desta edição do FIAD, estão Ana Cristina Poletto Chaves, professora e coordenadora do curso de Farmácia do Unileste-MG; Juliano Dantas, psiquiatra do Programa Municipal de Saúde Mental de Ipatinga e também em Coronel Fabriciano e a equipe técnica do setor Psicossocial do Fórum da Comarca de Ipatinga.

ATENDIMENTO
O sistema municipal de Saúde de Ipatinga garante o acompanhamento e toda a linha de cuidados materno-infantil, inclusive para as gestantes em situação de rua e/ou usuárias de drogas. São ofertadas consultas e exames do pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); parto e acompanhamento obstetrício gratuitos na maternidade do Hospital Márcio Cunha, conveniado ao município; e suporte e acompanhamento multiprofissional especializado, em programas municipais como o Saúde Mental e os recém-implantados, Consultório na Rua e o Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua).

O FIAD
O fórum é um movimento social propositivo, que reúne diversos setores da sociedade, incluindo a Prefeitura de Ipatinga, nas discussões que envolvem as políticas públicas sobre álcool e drogas. As reuniões são realizadas sempre nas segundas quartas-feiras do mês, abordando uma nova temática a cada edição. O foco primordial dos participantes é debater, acompanhar e implementar ações de prevenção, tratamento e inserção social de usuários de álcool e outras drogas. A reunião é aberta à participação de todos os interessados em se aprofundar sobre o tema.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com