Cidades

Força-tarefa em Minas vai estudar alternativas à disposição dos rejeitos

BH – O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, instituiu, nesta sexta-feira (13), a força-tarefa que terá a finalidade estudar formas alternativas para a disposição de rejeitos de mineração. Os resíduos da atividade minerária são normalmente contidos em grandes barragens, como as que romperam no município de Mariana na última semana. Atualmente, Minas Gerais possui 450 barragens de rejeitos, de mineração e de acúmulo de água.

A força-tarefa terá 60 dias para levantar a existência de formas alternativas para dispor os rejeitos de mineração, verificando a viabilidade econômica e técnica, além do prazo mínimo necessário à implantação das novas tecnologias. “As tecnologias já existem. O que temos que estudar é a aplicabilidade econômica das alternativas. A partir de hoje vamos acionar o grupo e agendar a primeira reunião”, explica o secretário  de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Sávio Souza Cruz

Depois de estudadas as alternativas e verificada a viabilidade de adotar umas delas, a força-tarefa vai propor alterações nas normas e técnicas que regulam a disposição rejeitos dos empreendimentos minerários no estado. Com a medida, o Governo Estadual visa obter maior estabilidade e segurança na contenção de materiais, bem como minimizar o impacto ambiental.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com