Cidades

Força-tarefa contra a dengue e chikungunya

(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA
– A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, lança a campanha municipal de prevenção e combate à dengue e à febre chikungunya. As ações em curso no município para controle, diagnóstico e tratamento de ambas as doenças foram detalhadas à imprensa regional nesta sexta-feira (12/12), no gabinete da prefeita. Mas é a participação efetiva da comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das duas doenças, a estratégia mais efetiva para se evitar a epidemia.

“O perigo dobrou, e a nossa atenção tem que ser redobrada. A prefeitura tem feito a sua parte, como o reforço na limpeza das vias públicas, as ações educativas, a capacitação dos profissionais, dentre outras ações. Mas a maioria dos focos está dentro das casas, nos pratinhos de planta, em latas ou tampinhas de refrigerantes esquecidas no quintal com água. Por isso, precisamos que cada um faça a sua parte, cuidando do seu espaço”, conclama a prefeita Cecília Ferramenta.

Ipatinga reduziu em 32% o número de focos do Aedes aegypti, este ano. De acordo com levantamento feito pela Prefeitura em outubro, a partir de visitas e vistorias em toda a cidade, o resultado do LIRAa detectou existência de focos em 1,7% das residências, lotes vagos e áreas públicas. Em março, na pesquisa anterior, o índice foi de 2,5%.

Também diminuiu significativamente o total de casos. Até a última quarta-feira (10/12) eram 513 notificações, uma média de 10 registros por semana. Em 2013 foram 9.315 casos. Em relação à febre chikungunya, foram nove casos suspeitos. Destes, cinco foram descartados para chikungunya e dengue, dois confirmados apenas para dengue e outros dois estão em investigação.


Faça a sua parte

Apenas dez minutos por semana são suficientes para verificar e eliminar possíveis focos do mosquito. São dicas simples, mas fundamentais para se evitar casos das doenças. Confira:

Caixas d’águas vedadas.
Calhas totalmente limpas.
Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados.
Pneus sem água e em lugares cobertos.
Garrafas e baldes vazios virados para baixo.
Ralos limpos e com telas.
Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água.
Bandejas de geladeiras sem água.
Pratos de vasos de planta com areia até a borda.
Bromélia e outras plantas sem água acumulada.
Vasos sanitários, sem uso, fechados.
Lonas de coberturas esticadas para não formar poças.
Piscinas e fontes sempre tratadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com