Cidades

Força Nacional reconhece percurso da Tocha Olímpica no Vale do Aço

IPATINGA E FABRICIANO – Em mais uma etapa de preparação para o revezamento da Tocha Olímpica na região, as prefeituras de Ipatinga e Coronel Fabriciano receberam ontem (14), a visita de uma equipe da Força Nacional de Segurança Pública, órgão ligado ao Ministério da Justiça. “Estamos percorrendo todas as cidades que estão incluídas no roteiro da Tocha Olímpica para elaborarmos, em conjunto com o poder público local, um plano de segurança para o evento”, antecipou o capitão Eriksen Mafra, que se reuniu com representantes das administrações municipais para discutir o assunto.

O revezamento está agendado para chegar à região no dia 12 de maio. Durante a visita a Ipatinga, a equipe da Força Nacional fez o reconhecimento do percurso que a Tocha Olímpica fará durante o revezamento nacional, como parte da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “É um evento internacional e que vai colocar a cidade em evidência para todo o mundo. Por isso todas as providências serão tomadas, para que tudo transcorra com a maior segurança possível. No dia do revezamento, a Força Nacional estará presente com cerca de 30 homens de apoio à Polícia Militar para fazer o esquema de segurança do comboio da tocha”, detalhou o capitão Mafra.

Além de verificar as condições do trajeto, a Força Nacional fez uma vistoria também na área do Parque Ipanema, que será o palco da chegada da Tocha Olímpica e onde deverá receber a maior concentração de público. Durante o evento em Ipatinga estão previstas atrações culturais promovidas pelos patrocinadores oficiais do evento internacional.
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em Ipatinga a Tocha Olímpica será carregada por 17 pessoas que serão conhecidas a partir de fevereiro. O revezamento dos carregadores acontece a cada 200 metros e será acompanhada pelo comboio formado por 14 veículos.

FABRICIANO
Em Coronel Fabriciano, a prefeita Rosângela Mendes recebeu pessoalmente a comitiva da Força Nacional do Ministério da Justiça. O objetivo do encontro foi apresentar ao Tenente Souza, Subtenente Carlos, Sargento Reis e Sargento Branco a rota que será percorrida pela Tocha Olímpica no dia 12 de maio, durante o revezamento nacional, como parte da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Além da prefeita, também esteve presente no encontro a secretaria de Governo e Assistência Social, Júlia Restori, a secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Paula Cristina e o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Carvalho.

PERCURSO

No município, 15 moradores serão responsáveis em fazer a condução da Tocha em via terrestre. Outro condutor, a bordo de um helicóptero, conduzirá a tocha pela Serra dos Cocais. “Serão 3,3 km por várias ruas do Centro e do bairro Santa Helena. Pontos turísticos como a Catedral de São Sebastião, Colégio Angélica, Prefeitura, Museu Municipal, Matriz de São Sebastião estão na rota planejada”, acrescenta Rosângela Mendes.

O percurso terrestre vai começar pelo Monumento Terra-Mãe, no trevo de entrada na cidade e terminar na Praça da Estação. “A previsão é que o revezamento comece no município às 13h20 e que cada condutor carregue a Tocha por, aproximadamente, 200 metros. Será um dia histórico não só para Coronel Fabriciano, como também para a nossa região. Estamos empolgados com a passagem da Tocha e vamos nos esforçar para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, comenta a prefeita.

Reunião na Prefeitura de Ipatinga definiu os detalhes do plano de segurança para a passagem do
principal símbolo olímpico pela cidade

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com