Cidades

Foco permanente na sustentabilidade

Na Aperam South America, o conceito de sustentabilidade tem sido praticado ao longo da sua história. A empresa buscou, na década de 1970, uma importante alternativa para suprir sua demanda de matéria-prima para abastecer o alto-forno com energia limpa. Criou a subsidiária Florestal Acesita S.A, hoje Aperam BioEnergia, para fornecer carvão vegetal vindo de florestas renováveis.

A partir da década de 1990, investiu na área de Melhoria Contínua e conquistou várias certificações, que atestam a qualidade da gestão de pessoas, do meio ambiente e da saúde e segurança, entre outras.
Demonstrando uma visão de futuro em relação à sensibilização sobre o cuidado com a natureza, criou em 1993 o Centro de Educação Ambiental – Oikós. Em 1994, tiveram início os trabalhos da então Fundação Acesita – hoje, Fundação Aperam Acesita – para contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Gestão verde
Uma atuação atenta às questões sociais, viável economicamente e justa do ponto de vista ambiental orienta o posicionamento da Aperam quando se trata de colocar em prática o conceito de sustentabilidade. Nesse sentido, o Sistema de Gestão Ambiental, contempla o tratamento dos efluentes, o monitoramento dos recursos hídricos, a instalação de tecnologias ambientais, a gestão e transporte de resíduos, o controle de emissão de gases, a economia de energia e a educação ambiental.

No ano passado, foi realizada a substituição das estações semiautomáticas de monitoramento do ar por quatro estações automáticas, proporcionando ganhos de informação. Já nas proximidades da Aciaria, a Empresa construiu uma barreira acústica de 300 metros de extensão e 3,5 metros de altura, utilizando lã mineral e inox, oferecendo maior conforto acústico aos moradores do entorno da Usina.

Hoje, a empresa concilia iniciativas de gestão ambiental com desenvolvimento de projetos socioambientais, realizados com o envolvimento da comunidade e a atuação apoio da Fundação, que completa 20 anos também em 2014.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com