Esportes

Fifa define composição dos potes; um dos grupos pode ter 3 campeões

Assim como ocorreu nos últimos mundiais, a distribuição dos participantes levou em consideração os critérios geográficos     (Crédito: Fifa)

A Fifa divulgou a composição dos potes para o sorteio da Copa do Mundo, que será realizado nesta sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia. Assim como ocorreu nos últimos mundiais, a distribuição dos participantes levou em consideração os critérios geográficos.

A novidade é que o pote composto por equipes europeias está com um integrante a mais em relação à última edição do torneio na África do Sul. Desta forma, será realizado um sorteio preliminar para que um europeu passe ao pote com os países da América do Sul e da África.

Com essa configuração, um grupo da morte pode ser formado com até três campeões mundiais ou três seleções de grande tradição. O Brasil, por exemplo, poderia ficar na mesma chave de França e Itália.

POTES
Os cabeças de chave (melhores seleções conforme o ranking da Fifa de outubro) e o país-sede ficaram no pote 1: Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça.
O segundo pote traz sul-americanos (Chile e Equador) e africanos (Camarões, Nigéria, Argélia, Gana e Costa do Marfim). Neste caso, um europeu será incluído via sorteio e obrigatoriamente integrará um grupo com um sul-americano como cabeça de chave (Brasil, Argentina, Uruguai ou Colômbia).

O terceiro pote será composto por representantes da Ásia (Japão, Irã, Austrália e Coréia do Sul) e da América do Norte e Central (Estados Unidos, Honduras, Costa Rica e México).
Os clubes do Velho Continente estão no último pote: Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Bósnia, Croácia, França e Rússia.

O sorteio respeitará algumas determinações da Fifa. Dois sul-americanos, por exemplo, não podem estar no mesmo grupo. Cada chave pode contar no máximo com duas seleções europeias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com