Cidades

FIEMG e parceiros celebram Dia V em Ipatinga

Alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável voluntários atenderam a população

 

IPATINGA – A 18ª edição do Dia V foi celebrada no último domingo  em Ipatinga, com o apoio de 660 voluntários, em parceria com 51 comitês, representando mais de 75 entidades e empresas na oferta de aproximadamente 150 serviços, dentre eles: Conscientização e cuidados com a saúde, Entrega de carteirinhas para atendimento preferencial ao autista, Oficinas e exposição de artesanato e Intervenções culturais.

Flaviano Gaggiato, presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, parabenizou o trabalho dos voluntários e agradeceu a dedicação para a construção de mais uma edição do evento. “Esse é um dia de reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido durante todo o ano por esses voluntários. Nossa expectativa com essa celebração é que possamos atingir cada vez mais pessoas com ações inspiradoras”.

Comprometidos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, também conhecidos como objetivos globais, um chamado universal contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade, a FIEMG acredita que os ODS são um grande plano estratégico para as empresas, governos e entidades compreenderem as oportunidades de negócios existentes dentro de uma prática sustentável e responsável.

“Gostaria de agradecer aos parceiros e a cada um que dedica seu tempo, seu conhecimento e sua experiência a alguma causa. Essa combinação de esforços é fundamental para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável e para uma região melhor e mais justa para se viver e produzir”, destacou Gaggiato.

SOLIDARIEDADE

Para o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, iniciativas como o Dia V contribuem para o desenvolvimento do município por meio da solidariedade. “Essa parceria só acontece graças ao empenho de todos. Gostaria de ressaltar essa importante iniciativa, que serve para resgatar a cultura e a autoestima do ipatinguense. Para esse governo é uma prioridade participar e contribuir com eventos desta grandeza”, pontuou.

CONVERGÊNCIA

Na oportunidade, o vice-presidente do Sistema FIEMG, Luciano Araújo, convidou as pessoas a conhecerem a campanha Voto Vale do Aço, uma ação da Agenda de Convergência que visa eleger dois candidatos a deputado federal e quatro candidatos a deputado estadual no intuito de aumentar a representatividade da região.

“Precisamos transformar toda nossa sociedade através do voto consciente, a favor de candidatos ficha limpa e comprometidos com as demandas do Vale do Aço. Por isso, convidamo-nos para o exercício da cidadania, na próxima eleição, para atingirmos os objetivos do milênio”, reforçou.

AÇÕES

A Aperam participou das comemorações do Dia V, levando ao público presente o projeto social desenvolvido no Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós. No estande da Aperam, os participantes respondiam uma pesquisa sobre os hábitos de vivência deste mundo de consumo de maneira a verificar qual seria a quantidade de planetas que seriam necessários para comportar todos os hábitos da sociedade atual. A resposta da pesquisa induz ao participante a reflexão sobre seus hábitos atuais, como por exemplo consumo de água e energia, e propõe uma reflexão da necessidade de ter uma vida com hábitos mais sustentáveis.

No estande foram ofertados mudas de plantas ornamentais e frutíferas, assim como copos recicláveis. “O programa de Voluntariado da Aperam já é uma realidade a mais de uma década, e comemorar este momento com todos que dedicam tempo para melhorar as condições de uma sociedade mais justa e sustentável é fundamental para a perenidade da ação”, ressaltou Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam.

De acordo com Venilson, na empresa o programa de voluntariado seja do empregado ou da sociedade em geral é estimulado constantemente, sempre fazendo a conexão de uma oportunidade/necessidade da sociedade com a oportunidade/capacidade do voluntário. “Sempre que a conexão é feita, ai estará o fortalecimento do voluntário e da sociedade. Somente no ano passado, foram mais de 2500 pessoas beneficiadas com os projetos desenvolvidos com o apoio dos quase 800 voluntários”.

Estreante no Dia V, o empreendedor da ECOplanet Engenharia e Saneamento, Carlos Júnior de Sousa Leal, destacou a importância do envolvimento da empresa e dos funcionários em trabalhos voluntários.

“O voluntariado tem o poder de nos transformar em pessoas que pensam no próximo e querem praticar o bem, a solidariedade, o amor, o respeito e a paz mundial”, definiu.

Segundo Leal, a experiência de levar educação sanitária e ambiental através da coleta seletiva e compostagem doméstica, horta vertical sustentável, distribuição de mudas de hortaliças e oficinas, ao parque, foi positiva. “Envolvemos aproximadamente 400 técnicas sustentáveis distribuídas em oficinas, na qual as pessoas puderam levar para suas casas a prática da sustentabilidade. Foi muito gratificante ter o contato com a população no Dia V baseado nos ODS”, disse.

ODS

Durante as comemorações, a maratonista Marilélia Rocha, recebeu o título de embaixadora do Dia V com o ODS Saúde e Bem estar.

“Fico muito feliz com a homenagem da FIEMG. Por meio do esporte e lazer vamos criar um canal mais rápido de ligação entre as escolas, universidades e comunidades, vamos detectar nas empresas, valores e melhorar a qualidade de vida do trabalhador através da motivação e informação”, explicou.

“Meu principal objetivo agora é unir forças, pesquisar as prioridades e demandas, além de buscar a coletividade com os outros ODS formando um elo entre todas as redes do Voluntariado juntamente com o ODS 3 Saúde e Bem Estar”. E completa, “Será uma missão importante representar não só o esporte mas também poder lutar com todas as entidades para atingir nossos objetivos que é ajudar ao próximo”, concluiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com