Cidades

FIA recebe doações até 31 de dezembro

Alunos do Grupo Pirilampo participam de aula de graffiti: doações levam benefícios a crianças e adolescentes

TIMÓTEO – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo – CMDCA informa que o FIA está recebendo até 31 de dezembro, doações da sociedade civil para a promoção de programas que defendem os direitos das crianças e jovens de Timóteo. Destinando parte do imposto de renda devido, as pessoas e empresas podem ajudar a concretizar programas que garantam a proteção de crianças e adolescentes, sem ônus algum ao orçamento familiar ou empresarial.

Segundo a presidente do CMDCA de Timóteo, Edna da Penha Martins de Oliveira, chamar a atenção da população e principalmente, dos profissionais de contabilidade a estimularem seus clientes a destinar valores para o Fundo da Infância e Adolescência é tarefa contínua.

“Muito mais do que ‘filantropia’, a ação se constitui num ato de cidadania, que não pesa no bolso do doador e pode trazer enormes benefícios às crianças e adolescentes atendidas em nossa cidade que se encontram em situação de vulnerabilidade, comenta Edna.

Para a contadora Nilcéia da Silva Paula, da CIS Contabilidade, já é um hábito recomendar a doação para o FIA como forma de aumentar o valor da restituição do imposto de renda. “Fazemos simulação dos valores para o nosso cliente, explicando que a única forma de abater no imposto de renda é fazendo a doação através do FIA. A doação direta para a entidade não dá esse direito. Quem faz a primeira vez, continua no ano seguinte”, explica Nilcéia.

Todo ano, o município faz campanha para incentivar a destinação dos valores para o FIA. Este ano, o CMDCA de Timóteo abriu conta no Banco do Brasil além da conta da Caixa Econômica Federal com a finalidade de facilitar o acesso dos doadores. No Banco do Brasil a conta corrente é nº 13.789-8, agência 3401-0, CNPJ 19.875.020/0001-34.

Na Caixa Econômica Federal (104) a conta corrente é 32-3, agência 1462-2, operação 006, CNPJ 19.875.020/0001-34.
A contadora Nilcéia da Silva Paula lembra que o prazo máximo para as doações é 31 de dezembro e o caminho para a consolidação da doação é simples: “primeiro, ir ao banco conveniado e fazer o depósito no valor (até 6% do IR devido para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas); depois, ir ao Conselho ou enviar e-mail com comprovante de depósito e solicitar recibo oficial”, finaliza.

Vale a pena observar que a entidade cadastrada no CMDCA está apta a receber valores do FIA, desde que faça a prestação de contas regularmente, do contrário, pode ser reprovada e ter a verba suspensa conforme normas estabelecidas através do convênio firmado entre a administração municipal, Conselho e entidade social. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo funciona na Av. Acesita, n° 1596, bairro Primavera – Fone: (031) 3847-7849 – E-mail: cmdcadetimoteo@yahoo.com.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com