Cultura

Festival de Verão tem três exposições em cartaz

IPATINGA – O Festival de Verão Vale do Aço 2016 leva arte para o público em suas diferentes formas de expressão. Além de oficinas, teatro, dança e música, a programação vai contar com três exposições artísticas no Centro Cultural Usiminas. O público poderá visitar a partir desta quinta-feira (21), as exposições fotográficas “Paixão”, de Nilmar Lage, e “Aqui de Perto Você me Vê Melhor”, de Rodrigo Zeferino, em cartaz no foyer do Centro Cultural Usiminas, e a exposição “Trans-Bordando em Chica”, da estilista Vanuza Bárbara, em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas. A entrada é franca.

PAIXÃO
No ensaio “Paixão” o fotógrafo Nilmar Lage inspirou-se em uma experiência particular, quando sua mãe acompanhou seu irmão, devido a um câncer, em um processo de sofrimento e dedicação. Além de Edilamar Lage, mãe do fotógrafo, outras seis mulheres gentilmente compartilharam suas histórias e sua marcas para a realização das fotos.
O fotógrafo Nilmar Lage conta que decidiu documentar com fotos e vídeo esse momento de dor porque a experiência vivida por sua família foi transformadora. “Acho que a arte tem essa ‘função’ de te tirar da zona de conforto e fazer questionar muitas coisas, nesse caso, principalmente valores morais. Falar dessa vivência é algo forte para todos, e as próprias mães revelam algum aprendizado após essa morte”, diz.

AQUI DE PERTO
Já o ensaio “Aqui de Perto Você me Vê Melhor” é um fragmento do projeto “Arredores”, executado entre os anos de 2009 e 2012, que documentou parte da zona rural do Vale do Aço mostrando hábitos e costumes do povo da região, bem como as interferências causadas pela ampliação do espaço urbano e da industrialização.
Neste segmento do projeto, o fotógrafo aponta sua câmera para os personagens, usando uma lente grande angular que permite chegar a poucos centímetros, quase tocando o corpo do retratado. Assim, nas fotos evidenciam-se cicatrizes, manchas causadas pelo sol na pele do lavrador exibem-se adereços corporais típicos.

CHICA DA SILVA
Em cartaz até o dia 27 de fevereiro, a exposição “Trans-Bordando em Chica”, da estilista Vanuza Bárbara, que já conquistou incontáveis olhares no Centro Cultural Aperam, em Timóteo e no Centro Cultural Nelson Mandela, em Governador Valadares, foi ampliada trazendo peças para crianças. O público vai conferir peças de roupas e quadros com fotografias produzidas durante a pesquisa.

O propósito inicial de Bárbara era contar histórias de Chica, por meio das roupas, destacando sua relação de 16 anos com João Fernandes, poderoso contratador de diamantes, que se apaixonou pela escrava garantindo alforria a ela. Os lugares onde ela viveu e por onde passou também estavam entre os temas pensados inicialmente. Todas as exposições estão abertas ao público de terça a sábado, das 10h às 22h, com visitas orientadas. Mais informações 31.3822.2215.

ESPETÁCULOS
Até o dia 21 de fevereiro o Festival de Verão Vale do Aço, realizado pelo Instituto Cultural Usiminas, terá mais de 30 espetáculos de dança, teatro e música em sua programação. Os ingressos para as atrações custam R$ 15 até duas horas antes do espetáculo. Confira a programação completa do Festival no site www.institutoculturalusiminas.com ou no aplicativo Teatro Brasil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com