Cidades

Ferramenta e Ramalho registram coligação “Pra Consertar de Novo”

Às 16h07, a candidata do PT Cecília Ferramenta, ao lado do seu companheiro de chapa, Alfredo Ramalho, do PRB, protocolaram no Fórum da cidade o pedido de registro

 

IPATINGA – Às 16h07, a candidata do PT Cecília Ferramenta, ao lado do seu companheiro de chapa, o ex-comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Ipatinga, Alfredo Ramalho, do PRB, protocolaram no Fórum da cidade o pedido de registro de candidatura para disputar as eleições municipais de outubro. Primeira coligação a comparecer ao cartório eleitoral nesta quinta-feira (5), último dia do prazo para o registro, Cecília e Ramalho foram acompanhados do ex-prefeito Chico Ferramenta – que será o coordenador da campanha -, de presidentes de partidos aliados, candidatos a vereador, apoiadores e simpatizantes, que se aglomeraram na porta do Salão do Júri do Fórum, local onde a Justiça eleitoral organizou o recebimento dos papéis necessários ao pedido de registro.
PT e PRB, juntamente com PCdoB, PRTB, PPL, PTdoB e PTN integram a coligação “Pra Consertar de Novo”, uma alusão ao slogan adotado pelo ex-prefeito Chico Ferramenta, quando assumiu a Prefeitura de Ipatinga pela primeira vez, em 1988. O grupo deve lançar ao todo 90 candidatos para disputar as 19 cadeiras da Câmara Municipal. Para as eleições proporcionais, as legendas se dividiram em três grupos: PT, que montou a chapa completa, PRB-PCdoB-PPL e PTN-PRTB-PTdoB.
O ato de registro da chapa liderada pelo PT estava agendado para as 15h. Após comparecerem ao local, os candidatos acabaram tendo que esperar a chegada do restante dos documentos, o que acabou atrasando o pedido em cerca de uma hora. Enquanto aguardavam, a candidata a prefeita de Santana do Paraíso pelo PRB, Neli Gomes, chegou e protocolou sua candidatura antes mesmo do PT de Ipatinga.

EXPECTATIVA

Cecília Ferramenta ressaltou, em vários momentos, a importância do plano de governo para sua candidatura. Pela primeira vez, ele é exigido no momento do registro. Ela reforçou que as diretrizes foram construídas com diálogo entre os filiados e também com os partidos aliados, inclusive com a contribuição do PRB, de Alfredo Ramalho. “Acabamos de registrar nossa candidatura, juntamente com nosso plano de governo. Mas o que colocamos aqui não é só um documento, mas um sentimento, um clamor que existe em Ipatinga, que está expresso nesse plano de governo, resultado da colaboração da sociedade, que quer a cidade de volta no rumo do desenvolvimento, que quer nossa cidade inserida em um novo contexto”, afirmou. “E, se Deus quiser, será neste plano que vamos nos embasar a partir de 1º de janeiro, para começar a consertar Ipatinga”, emendou.
O candidato a vice, Alfredo Ramalho, disse que o momento é de alegria, “ao participar desse momento, dessa caminhada”. “Vamos em uma caravana da alegria rumo à vitória no dia 7 de outubro”, reforçou. Ele disse que seu partido contribuiu com a elaboração do plano de governo: “incluímos pontos que acreditamos ser importantes”, resumiu.

CAMPANHA
A campanha eleitoral está liberada a partir desta sexta-feira, dia 6, conforme o calendário eleitoral, e pode ser feita até dia 6 de outubro, véspera da eleição municipal. Nesta data também está permitida a propaganda na internet, o uso de alto-falantes ou amplificadores de som e a realização de comícios. No entanto, questões burocráticas – como a criação do CNPJ e conta bancária da coligação – devem adiar a “estréia” dos candidatos nas ruas em pelo menos uma semana.
Cecília Ferramenta afirmou que na próxima semana haverá reuniões com os partidos aliados para definir as primeiras ações da campanha eleitoral. O ex-prefeito Chico Ferramenta adiantou que o PT, juntamente com os aliados, fará uma campanha propositiva, baseada na experiência que possui com a participação popular. Ele não soube precisar o tempo de TV e rádio que a coligação terá – certamente menos do que a coligação encabeçada por Rosângela Reis, do PV, que reuniu cerca de 10 partidos. “O que importa não é quantidade de tempo. Mas sim que usaremos todo o tempo que tivermos para expormos nossas propostas”, minimizou o ex-prefeito.

ANÁLISE
Os documentos dos candidatos foram recebidos por três funcionários da Justiça Eleitoral na entrada no Salão do Júri da Comarca. No ato de entrega, não é feita a conferência da documentação, que segue para os cartórios eleitorais. No caso de Ipatinga, a análise é feita na Zona 131. Já as candidaturas de Ipaba são avaliadas pelo cartório eleitoral da Zona 348 e finalmente as de Santana do Paraíso são recebidas pela Zona 130. Caso esteja faltando algum documento, o candidato e o partido são intimados para complementação. O prazo para impugnar o pedido de registro começa a contar a partir da publicação, no mural do Fórum, do pedido, e é de cinco dias.
Entre os documentos necessários para o registro da candidatura estão o Plano de Governo (que é novidade nestas eleições), certidões negativas criminais, comprovante de escolaridade, entre outros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com