Cidades

Feirarte abre 4ª edição do Ipatinga Gourmet

Variados pratos oferecidos ao público, no Parque Ipanema, tiveram como ingredientes principais a batata e o quiabo

 

IPATINGA – Frequentadas por grande número de pessoas em função da novidade, as barracas da Feira de Artes e Artesanato de Ipatinga (Feirarte) foram espaço perfeito para a abertura da programação do Ipatinga Gourmet, no último domingo (4), no Parque Ipanema. O festival gastronômico entra na sua 4ª edição oferecendo uma série de receitas apetitosas incrementadas por dois ingredientes básicos que compõem a mesa de todo brasileiro: a batata e o quiabo. E sobrou criatividade nos cardápios que puderam ser saboreados como nova atração do “Domingo no Parque”. O Ipatinga Gourmet tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

BACALHAU, QUIABO E BATATA

A criação dos pratos exclusivos ficou por conta de oito chefes de cozinha. A Barraca Blanc, que rotineiramente vende churrasquinho e porções, fez sucesso com a venda da “Bacalhoada Enquiabada”, a cargo do chefe Augusto Nora. Ele juntou os dois ingredientes – a batata e o quiabo – em um único prato, ideia que absorveu nos costumes da própria família. “Aprendi a receita com minha avó e minha mãe. O prato leva azeite, batata, bacalhau, pastinha de alho, massa de tomate, cebola e o quiabo assado. Nada tão especial, mas inegavelmente muito gostoso”, diz.

QUARTETO

Em cada barraca, uma surpresa. A Barraca da Fran teve a ajudinha especial da chefe Érica Kokke. O cardápio de domingo foi adaptado. No lugar de chouriço, veio a morcela e, junto, o quiabo tostado, a linguiça e a batata com molho Aioli e ervas. Unidos, os ingredientes formaram o “Quarteto Parque Ipanema”. Conforme a chefe, “a ideia foi não fugir muito daquilo que a barraca já vende. Mudamos umas três vezes até chegar ao resultado. Tentamos fazer de uma forma que agradasse a todos os paladares”, explicou.

HORA DE COMER

Moradores de Coronel Fabriciano, Paula e Eduardo contaram que é o segundo ano que participam como degustadores dos pratos. Começaram no Pula-pula Lanches, experimentando o prato preparado ali mesmo, na frente do cliente. Depois passaram por outras duas barracas e gostaram do que experimentaram. “O preço é bem acessível e os pratos muito diversificados e deliciosos”, avaliaram.

O jornalista Rudson Vieira também não perdeu tempo. Em um domingo ensolarado, convidativo ao lazer, levou toda a família para a Feirarte. Eram 15 pessoas, e a ideia também foi experimentar de tudo um pouco e, quem sabe, repetir. “Todos estão com muita fome, então acho que vai dar para provar uns quatro pratos. A gente vai beliscando de um e de outro e, no fim, a gente prova de tudo. O bom é aproveitar o domingo com comida boa, de qualidade e preço justo”, sorriu.

ACIMA DA EXPECTATIVA

O presidente da Feirarte, José Carlos Pereira Sete, viu com bons olhos a abertura do Ipatinga Gourmet no principal cartão de visitas da cidade e elogiou a frequência de público. “Está sendo muito satisfatório ver este movimento todo em um domingo de feriado prolongado. As expectativas foram superadas. E o mais importante é a valorização dos nossos profissionais que estão aqui todos os domingos”, resumiu.

ECONOMIA

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Henrique Alves, acredita que o Ipatinga Gourmet é uma demonstração de que a cidade possui potencial para a exploração do turismo gastronômico, assim como o de negócios. “Para fazer turismo não precisa ter praia ou ser região fria. Existem vários tipos de turismo, como o de eventos e também o gastronômico, que trazem até nós pessoas de várias cidades. Com certeza, a tendência é fortalecer cada vez mais o segmento, já que o governo municipal tem dado atenção especial a isso”, frisou.

Como tem ressaltando sempre, o prefeito Nardyello Rocha enfatiza que o incentivo a eventos em Ipatinga é fator fundamental para dinamizar a economia local e, dentro desta política, a Administração pretende utilizar cada vez mais o principal ponto turístico da cidade, o Parque Ipanema. “Com certeza esta é mais uma iniciativa de grande valor econômico e cultural, sendo que ainda podemos projetar os nossos chefes de cozinha e criar atrações adicionais à Feirarte. O Ipatinga Gourmet é um evento muito completo, fruto de muito trabalho”, disse o Executivo.

O FESTIVAL

O Ipatinga Gourmet pretende reunir mais de 7.000 pessoas até o dia 11 de novembro. Na programação do Festival estão previstas ainda oficinas gastronômicas, que acontecem de 5 a 8 de outubro, de 19h às 21h, numa cozinha experimental montada no Hipermercado Consul, no Shopping do Vale.

Já nas oficinas tecnológicas, a Prefeitura de Ipatinga será a primeira a oferecer qualificação aos empreendedores. A Seção de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde oferecerá o curso de ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’. As qualificações serão realizadas na sede do Sebrae, que fica na avenida Simon Bolívar, 63, bairro Cidade Nobre, nos dias 5 e 6, das 13h30 às 17h.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 99680-2494 e 98829-9591.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com