Cultura

Feira de livros reúne cerca de 240 editoras

Gatinho Azul é uma publicação póstuma do publicitário e filósofo E. Teixeira, com ilustrações de Enyály Poletti


IPATINGA
– A partir de hoje (08), cerca de 240 editoras estarão reunidas em 13 estandes no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, para o 7º Salão do Livro Vale do Aço. Quem visitar a tradicional feira encontrará todos os tipos de livros literários, desde infantis, de ficção científica, biografias, religiosos, best sellers, que somam mais de 6 mil títulos.
As editoras Clássica, Top Livros, Editora Lê, Livraria Uni Duni Lê, Sebo, João Paulo, Leitura, Espírita, Vozes e Malucos Por Leitura marcam presença em mais uma edição do Salão do Livro. “A Feira, este ano, traz ainda mais diversidade de livros com preços especiais”, enfatizou a coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira.

Realizada até o dia 12 de maio, a sétima edição do Salão do Livro Vale do Aço traz uma programação diversificada e gratuita para a população, com espetáculos teatrais, contação de histórias, cineminha literário e a tradicional feira de livros, com lançamentos e debates. O objetivo é incentivar o hábito de leitura e contribuir para a aproximação de crianças, jovens e adultos com o mundo da literatura.

O Salão do Livro Vale do Aço, conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Nesta edição, o evento tem o apoio da Prefeitura de Ipatinga e integra a programação do aniversário dos 49 anos do município.

VALE-LIVRO
Mais de 3 mil vales-livro serão distribuídos durante o maior evento literário do leste mineiro. Todos os participantes das oficinas e espetáculos do 7º Salão do Livro Vale do Aço ganham vales-livro nos valores de R$ 10,00 e R$ 20,00. Outra forma de concorrer aos tickets é por meio das promoções realizadas no Facebook do Salão do Livro e nas emissoras de rádio. A iniciativa é mais uma forma de incentivar à leitura, pois os vales devem ser trocados por livros na feira literária.

Os vales devem ser retirados na secretária do evento mediante a apresentação de documento de identidade. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (31) 3825.3858.
Ainda com o objetivo de incentivar a leitura, o Salão do Livro Vale do Aço também recebe livros como doação. Os participantes das atividades e dos espetáculos podem trazer os títulos e entregar na secretaria do evento. Ao final do Salão, os livros arrecadados serão encaminhados às bibliotecas da região do Vale do Aço.

 

Confira a programação do dia 8 de maio

Abertura Solene do 7º Salão do Livro Vale do Aço

19h | Teatro do Centro Cultural Usiminas
Apresentação da Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga e Performances Poéticas “Vozes de Minas” do Grupo de Teatro Casa Laboratório, em homenagem às poetisas mineiras. Elenco: Daniela Alves a João Carlos Cardoso.
Público: livre
Duração: 60 min.

Espetáculo: “A Princesa Engasgada”
Grupo de Teatro Farroupilha
9h, 14h e 15h30 | Arena Literária – Jardim Japonês do Centro Cultural Usiminas
Sinopse: As histórias de uma camponesa que quer dar uma lição no marido, do camponês que vira médico e da princesa engasgada, que deixa todo o reino em alvoroço por causa da sua doença.
Público: infantil
Duração: 50 min.

Oficina Poranduba
Grupo HistoriArte
9h | Sala de Ensaios – Teatro do Centro Cultural Usiminas
Objetivo: A oficina tem o propósito de promover a discussão, o conhecimento, a valorização e vivência de aspectos referentes à cultura indígena. Serão realizadas diversas atividades de origem indígena: corporal, musical, artesanal e experimental, permeadas por informações e conhecimentos sobre essa cultura. Ao fim da oficina será construído um pau de chuva com tubo de papel e outros materiais reciclados.
Público: adultos e crianças a partir de 10 anos
Duração: 3h/aula
Vagas: 25 alunos

Apresentação do Livro “O Gatinho Azul”
De E. Teixeira, com ilustrações de Enyály Poletti
9h e 14h | Estande do Clesi
Sinopse: O Gatinho Azul, publicação póstuma do publicitário e filósofo E. Teixeira, com ilustrações da também publicitária Enyály Poletti. É o 12º volume da Série Giro-Lê, lançada pelo Clube dos Escritores de Ipatinga em 2007. Composta por títulos com prosa e poesia, busca despertar nas crianças o prazer do ler pela curiosidade, ora proposta no ritmo, ora no riso, ora na rima ou no jogo de palavras, que agregam leituras diversas e multiplicidade temática de cada título da coleção.
Público: Infanto-juvenil e professores
Duração: 60 min.

Oficina de Máscaras
Willi de Carvalho
9h | Camarim 4 – Teatro do Centro Cultural Usiminas
Objetivo: Resgate da lenda do Caboclo D´Água, a valorização e a importância de manter vivo o folclore e os costumes da população ribeirinha, principalmente do Rio São Francisco e afluentes.
Público: adultos
Duração: 9h/aula (divididas em três módulos)

Oficina Teatro de Sombras
Bernardo Rohrmann e Renata Franca – Companhia de Inventos
14h | Sala de Ensaios – Teatro do Centro Cultural Usiminas
Objetivo: O Teatro de Sombras foi a primeira forma em que o homem usou a imagem projetada. Com materiais para desenho, papel cartão, celofane, fita adesiva (durex, fita crepe), varetas de bambu ou arame, uma tela branca e uma luminária, os participantes podem dar continuidade à esta experiência, criando imagens a partir de textos literários.
Público: crianças a partir de 7 anos
Duração: 4h/aula

Oficina Práticas de Leitura
Crítica da Imagem – Professor Marcos Pierry
19h | Sala de Ensaios – Teatro do Centro Cultural Usiminas
Objetivo: Essa oficina pretende mobilizar professores e educadores em torno do papel dos conteúdos audiovisuais no processo de aprendizagem. Serão abordados aspectos gerais (conceituais, históricos e técnicos) da linguagem cinematográfica, analisando como o cinema, a tevê e o vídeo, em geral, inclusive nas mídias móveis (celular, tablet etc.) atraem tanto a atenção e, ainda, práticas de estímulo a uma interação mais ativa com o mundo das imagens.
Público: professores e educadores
Duração: 12h/aula (divididas em três módulos)
Serviço

7º Salão do Livro Vale do Aço
Data: 8 a 12 de maio
Horário: de quarta-feira a sábado, das 9h às 22h | Domingo, das 9h às 18h
Entrada franca
Informações: (31) 3825.3858
salaodolivro.com.br
Facebook.com.br/salaodolivrovaledoaco

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com