Cultura

Falta de oportunidades no mundo globalizado

(*) Wanderson R. Monteiro

Atualmente, podemos observar que existe uma enorme escassez de oportunidades de mudanças de vida em nosso país, e isso já vem se estendendo há muito tempo, muito antes de todo o nosso atual período pandêmico, de forma que o povo brasileiro tem vivido completamente sem esperanças e sem perspectivas de um futuro melhor, individualmente, ou como nação.

Para todos os lados que olhamos podemos ver as portas de oportunidades se fechando: empregos, sonhos, futuros, projetos de vida; tudo se perdendo em meio a falta de oportunidades que assola nosso país.

Diante dessa realidade, reina a desesperança, o desespero, o medo, a frustração, reina a dor e a tristeza das inúmeras pessoas que tiveram, e têm, seus sonhos e perspectivas de futuro ceifados por nossa horrenda realidade.

Infelizmente, a realidade brasileira é extremamente limitada em questões que envolvem projetos de vida e visões de mundo que vão além de nossa cultura, e de nossa realidade, muitas vezes permeada, influenciada, ou situada no meio rural.

Assim, faz-se necessário buscar forças, estímulos e inspirações, que venham de fora de nossa triste realidade brasileira para que possamos voltar a pensar em algum tipo de futuro outra vez, um futuro que vá além da repetição das atividades, e até mesmo sonhos e desejos, que são passados de pai para filho, como se não existissem outras maneiras e meios de enxergar e viver a vida.

Assim, para que possamos romper com a limitação de nossa cultura, faz-se necessário a assimilação de novas ideias e visões de mundo, que venham de fora de nossa realidade, que nos inspire a buscar outros caminhos que, por causa de nossa limitação, imposta por nossa realidade, normalmente não conseguimos ver, de maneira a abrirmos nossos olhos para as novas possibilidades de vida que se apresentam a nós a partir da assimilação de novas ideias provenientes de outras culturas.

Isso seria um enorme problema se vivêssemos a alguns anos atrás mas, graças a globalização, hoje se tornou muito mais fácil ter acesso a ideias provenientes de outros lugares, de forma que, para aqueles que anseiam por tentar se livrar das amarras e limitações de nossa cultura, a facilidade ao acesso à informação, proveniente do mundo globalizado, será sempre uma ajuda bem vinda, desde que bem utilizadas e empregadas para transformação de vidas e mudança de futuros.

(*) Wanderson R. Monteiro é bacharel em Teologia pelo ICP

São Sebastião do Anta – MG

dudu.slimpac2017@hotmail.com

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com