Cidades

Falha técnica provocou explosão do gasômetro, constata Usiminas

IPATINGA – A Usiminas informou em entrevista coletiva convocada no início da noite desta sexta-feira que a explosão do gasômetro ocorrida no dia 10 de agosto na usina de Ipatinga (MG) foi causado por uma falha técnica que permitiu a “entrada indevida de ar atmosférico no gasômetro”. A explosão do silo de gás deixou 34 feridos, que já tiveram alta hospitalar.

Segundo as informações divulgadas nesta sexta-feira (17), a investigação foi realizada pela comissão da Usiminas, composta por empregados e um consultor especializado da DNV GL, o gás gerado no processo de produção do aço. Três pontos contribuíram, de acordo com a Usiminas, para o colapso do gasômetro de 150.000 metros cúbicos. O primeiro foi uma falha na “lógica de controle automático das válvulas do sistema de recuperação de gás LDG do convertedor 4 da Aciaria 2”.

Na sequência, ações de contigência foram executadas, conforme procedimento operacional existente, mas o tempo necessário para reestabelecimento permitiu a passagem/chegada de um volume de ar elevado para o gasômetro. Por fim, a empresa destacou que o equipamento de limpeza do LDG (Precipitador Eletrostático), na saída do gasômetro, pode ter sido a fonte de ignição, “pois opera com centelhamento”. “O relatório é parcial e o resultado da busca de novas evidências e o aprofundamento de sua analise pode alterar o curso da investigação”, enfatizou a empresa.

A Usiminas informou ainda que implementou medidas de contenção nos pontos identificados como vulneráveis, como bloqueio do processo de recuperação de gás LDG, isolamento total do gasômetro de 150.000 m³, paralisação da operação e isolamento do Precipitador Eletrostático da rede de LDG.
Além disso, também foi realizada a análise de integridade dos demais equipamentos por profissionais internos, especialistas e representantes dos órgãos públicos competentes, e houve a contratação de empresa especializada em segurança de processos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com