Cidades

Fabriciano tem queda de 71% de notificações da dengue

FABRICIANO – Como resultado da intensificação das ações de combate à dengue realizadas pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, o município registrou queda nas notificações da doença. Na última semana, o número caiu de 1.192 notificações de dengue para 344, o que representa uma queda de 71,2%. O atual registro de casos da doença é o menor entre as cidades do Vale do Aço.

A coordenadora de Endemias da Prefeitura, Amanda Fernandes, alerta a população sobre a importância do reforço ao combate à dengue. “Apesar das notificações terem caído, não podemos deixar de fazer nosso dever de casa, diariamente. É preciso que a população continue fazendo sua parte, já que 100% dos focos de dengue encontrados no município estão no interior das casas”, aponta.

Entre as ações preventivas realizadas pelo município estão a visita dos agentes de Endemias às residências, com orientação e eliminação dos focos de dengue; distribuição de telas para tampar caixas d’água; campanhas educativas e recebimento de pneus velhos no Ecoponto.

AÇÃO EMERGENCIAL
O carro de fumacê é umas das ações realizadas pela Prefeitura, em parceria com o Estado, que auxiliaram na queda das notificações. A ação iniciou no final de janeiro e já foi finalizada em 16 bairros. Outros 12 bairros continuam recebendo o serviço, que é aplicado em três ciclos, de cinco a sete dias.

Nos bairros em que a aplicação do fumacê foi concluída, houve queda significativa de notificações, como é o caso do Contente, em que os casos de dengue caíram de 48 para zero. No bairro Santa Cruz a queda foi de 109 notificações para 12 e, no Floresta, de 43 para duas notificações.

“Vale ressaltar que o carro do fumacê é uma ação emergencial. Por isso, reforçamos a importância de cada cidadão vistoriar a própria casa, mantendo o quintal limpo e não jogando lixo em lotes vagos e córregos. Pedimos também para que seja verificado, pelo menos duas vezes por semana, se a calha, os vasos de plantas e os bebedouros de animais estão acumulando água”, enfatiza Amanda Fernandes.

ORIENTAÇÃO
As pessoas que apresentam sintomas da dengue – febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos – devem continuar procurando a Unidade de Saúde mais próxima de casa. Nestes locais, elas receberão atendimento adequado e, caso o resultado do exame apresente alguma alteração, serão encaminhadas à Unidade de Hidratação, que recebe demanda espontânea, somente após as 18h, e aos finais de semana.

DISQUE DENGUE
Sugestões, dúvidas e denúncias de locais que possam ser focos de dengue podem ser encaminhadas pelo telefone 0800-285 7790, das 7h às 18h. Pelo telefone, também é possível agendar a visita dos agentes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com