Cidades

Fabriciano registra 42% de queda nas notificações de dengue e zika

FABRICIANO – O reforço feito pela Prefeitura de Fabriciano nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti já começa a demonstrar bons resultados. Dados da Vigilância em Saúde do município apontam queda nas notificações de casos de dengue e zika, nas últimas semanas.

Enquanto em janeiro foram notificados 3626 casos das doenças, de fevereiro a março o índice diminuiu para 2100, o que representa queda aproximada de 42%. Entre os principais fatores que contribuíram para a diminuição das notificações de dengue e zika estão a intensificação das visitas domiciliares para controle do vetor, que foram reforçadas com os agentes comunitários de saúde; a aplicação de inseticida por meio do carro fumacê, mutirões e ações educativas.
 A prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes, tem acompanhado de perto o trabalho dos agentes de endemias e comunitários de saúde durante as visitas domiciliares. 

NOTIFICAÇÕES
Dentre os bairros que apresentaram maior queda nos índices de notificações de dengue e zika está o Recanto Verde, que em janeiro registrou 50 casos e em fevereiro teve queda para três notificações. E o índice nesta localidade continua caindo, já que na primeira semana de março foi registrada apenas uma notificação.

No bairro Santa Cruz, a queda das notificações também foi satisfatória: em janeiro foram 96 registros, enquanto fevereiro foram 22 e em março sete. No Melo Viana, os índices caíram de 89 notificações, em janeiro, para 13 casos em fevereiro e 11 em março. Apesar de muitos bairros registrarem queda das notificações de dengue e zika, em outros os índices têm crescido, a exemplo do Amaro Lanari e os Caladinhos.

Ministra reforça ação contra o Aedes aegypti em Minas
BH -A ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, visitou nesta sexta-feira (11) as instalações da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, em mais uma ação do governo federal de combate ao mosquito Aedes aegypti em prédios públicos. Na ocasião, ela destacou a parceria de sua pasta com o Ministério da Saúde, que já apresentou resultados, como a distribuição de repelentes para gestantes beneficiadas pelo programa Bolsa Família.
A Faculdade de Medicina da UFMG vem desenvolvendo diversas ações contra o mosquito transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya. Na área externa do edifício, as luminárias do jardim foram vedadas e também foi realizada a instalação de placas informativas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com