Cidades

Fabriciano promove Campanha de Prevenção à Violência Sexual

A secretária de Assistência Social, Júlia Restori: “Nós precisamos enfrentar questões como estas” (Crédito: ACS/PMT)

FABRICIANO – A partir desta sexta-feira (10) e até o dia 17 de maio, a Prefeitura de Coronel Fabriciano promove a Campanha de Prevenção à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A campanha marca o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.
A data é uma alusão ao caso registrado envolvendo a menina Araceli, em 1973. O caso que chocou o Brasil aconteceu no Espírito Santo. Na ocasião, a criança foi sequestrada, drogada, violentada, espancada e morta. O crime foi cometido por pessoas de classe alta da sociedade e ficou impune.
“Essa data é lembrada para sinalizar que nós precisamos enfrentar questões como estas. Aqui em Fabriciano, através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social, o CREAS, estaremos realizando esta campanha com o objetivo de fazer uma discussão com toda a sociedade a cerca dessa problemática”, revela a secretária de Assistência Social, Júlia Restori.
Além da Secretaria de Assistência Social, a Campanha envolve também as secretarias municipais de Saúde, de Educação e Cultura, de Juventude, Esporte e Lazer, além de entidades que prestam atendimentos a crianças e adolescentes. Também participam do evento instituições que fazem parte do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

PROGRAMAÇÃO
A abertura do evento será marcada com a exibição do filme “Os Anjos do Sol”, no Auditório Otton Fava, no Unileste, às 14 horas, no dia 10. “Dando continuidade à Campanha, no dia 13, às 9 horas, realizaremos, em parceria com a Câmara Municipal, uma Audiência Pública com o tema ‘Violência Sexual Contra Criança e Adolescente – A Responsabilização Como Instrumento de Garantias de Direitos’. Nesta oportunidade, contaremos com a presença da Promotora Andréia Carelli, que é a responsável pelas Promotorias Regionais do Estado de Minas Gerais”, explica a secretária.
No período de 14 a 17, haverá mobilização nos territórios socioassistenciais do município. “Vamos dialogar com a comunidade local sobre a questão do abuso, da exploração sexual de crianças e adolescentes e o envolvimento de todos. Infelizmente, temos aqui em nosso município, casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescente. Esses casos não acontecem somente nas camadas mais vulneráveis da comunidade, mas também em classes economicamente melhores. Muitos casos envolvem pais, padrastos, tios, padrinhos ou irmãos”, analisa Júlia Restori.

MOBILIZAÇÃO
A mobilização nos territórios atendidos pela Assistência Social acontecerá no seguinte cronograma de realização:
Terça-feira (14), entre 9h e 12h, no Território 1, no Caladinho de Baixo;
Quarta-feira (15), entre 15h e 17h, no Território 3, na Praça da Bíblia;
Quinta-feira (16), entre 9h e 12h, no Território 4, no Santa Cruz;
Sexta-feira (17), entre 14h e 17h, no território 1 no bairro Amaro Lanari;

DISQUE-DENUNCIA
Os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes devem ser encaminhados ao Disque Direitos Humanos (Nacional): 100; ao Disque Direitos Humanos (MG): 0800 31 1119; ao Conselho Tutelar (Municipal): 3846-7735/ 3846-7740; ou ao Creas de Coronel Fabriciano: 3846-7731.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com