Nacionais

Fabriciano promove assistência aos moradores de rua para reinserção social

 Atualmente, 27 moradores de rua estão cadastrados no Creas

FABRICIANO – Com o objetivo de promover a reinserção social dos moradores de rua do município, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove diversas ações de assistência a esse público. Atualmente, 27 moradores de rua estão cadastrados nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) para acompanhamento.

O trabalho é iniciado pelas assistentes sociais por meio de cadastro e escuta dos moradores de rua. “Neste momento são colhidos dados, avaliadas a situação do morador, se há necessidade de documentação, tratamento de saúde, ou seja, quais suas necessidades mais urgentes”, explica o coordenador do Creas, Hugo Cassimiro.

BENEFÍCIOS

A partir dessa abordagem e cadastro, o morador de rua é convidado a participar de um grupo de convivência. A atividade acontece toda quinta-feira, pela manhã, na sede do Creas, localizado na Rua Amazonas, nº 148, no bairro dos Professores. “O objetivo é promover a melhoria de vida de cada participante e criar perspectivas para que ele retorne à sua família”, esclarece Hugo Cassimiro.

No grupo de convivência, os moradores de rua recebem alguns benefícios que visam promover sua dignidade, como o kit de higienização, que é composto de toalha, uma peça de roupa, roupa íntima, sabonete, creme dental e escova de dente. No caso dos homens, eles recebem ainda barbeador e preservativo. Já as mulheres, absorvente.

Os moradores também são beneficiados com autorização de banho gratuito no Terminal Rodoviário, em qualquer dia e horário. Outro serviço é a distribuição de alimentação, no restaurante do Terminal Rodoviária, Cozinha Comunitária ou no Creas. Para usufruir desses benefícios é necessário estar cadastrado, frequente no grupo e retirar ticket no Creas.

PERFIL
Em Fabriciano, a maioria dos moradores de rua são homens, com faixa etária entre 20 e 50 anos, sendo oriundos do próprio município e de outras cidades e estados. A maioria deles apresenta dependência química, seja de drogas lícitas ou ilícitas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com