Cidades

Fabriciano inicia vacinação de adolescentes contra HPV

(Crédito: Agência Brasil)

 

FABRICIANO – Com o objetivo de reforçar a prevenção ao câncer do colo do útero, a Prefeitura de Coronel Fabriciano inicia, a partir de 10 de março, a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). A introdução dessa vacina no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) faz parte de uma iniciativa do Programa Nacional de Imunização, do Governo Federal.

A vacina é destinada às adolescentes de 11, 12 e 13 anos e será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para garantir a eficácia do medicamento, é necessário tomar três doses da vacina, sendo a primeira em março, a segunda após seis meses e a terceira dose cinco anos após a primeira dose.

INCENTIVO AOS PAIS
Como forma sensibilizar a população sobre a importância dessa campanha, a Prefeitura de Coronel Fabriciano encaminhará às escolas do município uma carta, direcionada aos pais, com informações sobre o HPV e a importância da vacina na prevenção à doença.

“O câncer do colo do útero é uma doença grave. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV, que está sendo disponibilizada na rede pública”, destaca a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Fabriciano, Jesuína Mendes.

HPV

De acordo com o Guia Prático do HPV, do Ministério da Saúde, na maioria dos casos, o HPV não apresenta sintomas e é eliminado pelo organismo espontaneamente. O vírus pode ficar no organismo durante anos sem a manifestação de sinais e sintomas. Em alguns casos, ele pode causar verrugas genitais, lesão pré-maligna de câncer (o chamado lesão precursora), vários tipos de cânceres, como os de colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis e orofaringe, além da Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR).

A principal forma de contágio é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto. Embora seja raro, o vírus pode propagar-se também por meio de contato com mão. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com