Cultura

Fabriciano inaugura hoje o Museu Histórico Municipal

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano inaugura, nesta quarta-feira (22), o Museu Histórico Municipal José Avelino Barbosa, em solenidade que começa às 19:00h, na rua Moacir Birro, nº 429, no Centro.

O museu inicia suas atividades com um acervo de mais de 200 peças e cerca de duas mil fotografias. “A Administração Municipal está criando um espaço cultural que, ao mesmo tempo, é um centro de pesquisa sobre a história da região do Vale do Aço e, mais especificamente, de Coronel Fabriciano”, explica o gerente de Cultura e presidente do Conselho de Patrimônio Cultural, Amir José de Melo.

O acervo inicial conta com dezenas de objetos doados por famílias fabricianenses. Parentes do pioneiro José Avelino Barbosa, homenageado com o nome do museu, também doaram peças ao espaço. Entre as preciosidades no acervo destacam-se a imagem de São Sebastião, que inaugurou a primeira igreja do antigo povoado do Calado, em 1929; e o quadro “O Último Trem”, de Míriam d’Arc, pintado em 1979.

O Museu Histórico Cultural continua recebendo doações de peças antigas, fotografias ou qualquer outro material que possa ajudar a contar a história de Fabriciano e da região. As escolas e instituições da região também podem agendar visitas ao local.

O funcionamento é de segunda a sexta, das 8:00h às 18:00h. A partir de fevereiro de 2015, segundo informa a Administração Municipal, o horário funcionamento passa a ser 12:00h às 17:00h, de terça-feira a domingo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com