Cidades

Fabriciano implanta a catraca eletrônica

(Crédito: ACS/PMCF)

 

FABRICIANO – Nesta semana foi implantando em Coronel Fabriciano o serviço de catraca eletrônica no transporte coletivo do município. O vale-transporte de papel (passe) deixa de existir, sendo substituído pelo cartão magnético, que deverá ser carregado através de créditos. Os passes poderão ser utilizados até abril e a passagem poderá ser paga em dinheiro. Quem optar pelo cartão pode solicitá-lo no guichê do Fabri Fácil, no Terminal Rodoviário, no Centro de Fabriciano, levando RG, CPF e comprovante de residência.

Com a mudança do passe para a catraca eletrônica, a Administração Municipal teve como preocupação a situação de cidadãos que vivem da venda de passes. Para isso, a Prefeitura solicitou ao consórcio das empresas de ônibus que os trabalhadores de Fabriciano, cuja renda familiar é proveniente única e exclusivamente da venda dos passes, sejam inseridos no mercado de trabalho. Na última segunda-feira (3), a prefeita de Fabriciano, Rosângela Mendes, reuniu-se com representantes da empresa, para tratar sobre esse assunto e sobre a catraca eletrônica.

MODELOS
Pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos continuam com o direito à gratuidade do transporte coletivo, como previsto pela Lei. Serão cinco modelos de cartões, em cores diferentes. Quatro deles são identificados com fotos: “Mobilidade” (para pessoas com deficiência), “Mobilidade com Acompanhante” (também com gratuidade, para acompanhar pessoas com deficiência), “Dignidade” (para idosos) e “Estudar” (para estudantes, sendo permitido o trajeto casa/escola/casa). O cartão sem foto, o “Cidadão”, pode ser solicitado por qualquer pessoa. Os cartões Fabri Fácil só podem ser utilizados em linhas municipais de Fabriciano.

SERVIDORES

Aos servidores da Prefeitura, a Administração Municipal fará a troca dos vales-transportes para o cartão no mês de fevereiro. Se o servidor recebia, por exemplo, 50 “passes” mensais, passará a ter a carga de 50 créditos no mesmo período. O desconto na remuneração continua sendo de 6%, a título de vale-transporte, nos termos da legislação. O servidor terá em seu cartão o número de créditos suficientes para que possa se deslocar de casa para o trabalho no mês seguinte.

SERVIÇOS
Para os cartões que precisam de identificação, as fotos são feitas na hora do cadastro. Estudantes devem apresentar, além de cópias dos documentos pessoais, certificado de matrícula com horário do aluno. As recargas dos cartões poderão ser feitas no guichê Fabri Fácil (na Rodoviária) ou através da internet. Mais informações pelo 3841-0957 ou no site www.fabrifacil.com.br. O e-mail é vt@fabrifacil.com.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com