Cultura

Fabriciano estimula produção de quitandas na Serra dos Cocais

FABRICIANO – Desde o início deste ano, um grupo de mulheres da Serra dos Cocais, na zona rural de Fabriciano, está fornecendo quitandas caseiras para as escolas da rede municipal de ensino de Fabriciano. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Fabriciano e a Associação de Pequenos Produtores Rurais Independentes dos Cocais (Apprico).

“O projeto é pioneiro no município e ao mesmo tempo em que promove a melhoria da qualidade da merenda escolar, fomenta o desenvolvimento da agricultura familiar na zona rural. Atualmente, o grupo de mulheres atende cerca de dez mil alunos por mês. Nossa expectativa é que as quitandeiras ampliem a produção para atenderem outros estabelecimentos de ensino, creches, mercados e feiras”, ressalta o gerente de Desenvolvimento Econômico de Fabriciano, Wailson Lima Madeira.

Os produtos ofertados às escolas municipais são variados, como rosquinhas e biscoitos. E os alunos já aprovaram. “Pensei que não iria gostar por ser um produto muito diferente do que estamos acostumados a comer. Mas achei o sabor muito bom porque lembra produtos de roça”, comenta a aluna Thaís Campos, da Escola Municipal Otávio Cupertino dos Reis, no bairro Caladão.

CAPACITAÇÃO
Para preparar o grupo de mulheres para o fornecimento de produtos às escolas municipais, a Prefeitura ofertou diversas capacitações às quitandeiras. “Foram capacitadas cerca de 20 mulheres responsáveis diretas pela produção das quitandas. Uma nutricionista da rede municipal repassou orientações de higienização, manipulação até o armazenamento dos alimentos para garantir a qualidade dos produtos”, destaca Wailson Madeira.

O gerente ainda afirma que um dos principais desafios é manter os recursos no município. “Ao beneficiar os empreendedores rurais locais com a compra direta, o projeto dá um passo importante para o fortalecimento da economia rural familiar, sem falar no ganho para a saúde de nossas crianças”, finaliza Wailson.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com