Cidades

Fabriciano comemora Dia de Combate ao Tabagismo

O combate ao tabagismo está cada vez mais dando resultados: cresce o número de pessoas que abandonam o vício

 

FABRICIANO – Ontem (31) foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano realiza uma intervenção educativa sobre os malefícios do cigarro e apresenta o Programa Municipal de Controle do Tabagismo aos pais e alunos da Escola Estadual Pedro Calmon. Ao longo do mês, também foram promovidas intervenções educativas nas Unidades de Saúde do município e palestra aos profissionais da Superintendência de Ensino de Coronel Fabriciano.
A psicóloga e coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo da Prefeitura, Gisely Vasconcelos, explica que o tabagismo é fator de risco para cerca de 50 doenças e a maior causa isolada evitável de mortes precoces em todo o mundo. “Na fumaça do cigarro há cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes. Entre elas, a nicotina, droga que causa dependência química, aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial”, ressalta.
Outro fator de risco destacado pela coordenadora é o tabagismo passivo, que é a terceira maior causa evitável de mortes precoces em todo o mundo. “A pessoa que convive com fumantes pode ser acometida por tosse, dor de cabeça, náusea, alergia, problema respiratório, problema pulmonar e aumento de pressão arterial. Também tem risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão e 24% maior de sofrer infarto do que os não-fumantes que não se expõem à fumaça do tabaco”, detalha Gisele.

CONTROLE
O Programa de Controle do Tabagismo iniciou, neste mês, o tratamento de quatro novos grupos de fumantes. Serão três grupos no Centro de Especialidades e Programas de Saúde (Ceps) e um no bairro Recanto Verde, beneficiando cerca de 100 pessoas. O tratamento é gratuito e consiste em encontros em grupo com duração de uma hora e meia. As atividades contam com o acompanhamento de profissionais de psicologia, enfermagem, medicina, farmácia e nutrição.

SERVIÇO
Interessados em participar do tratamento devem se inscrever no Ceps, localizado à rua Quintino Alves, 105, bairro Nazaré, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ou pelos telefones (31) 3846-3556 e 3846-7614.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com