Cidades

Fabriciano busca zerar fila de mamografias

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Saúde, anunciou um plano de ação permanente de saúde da mulher com a liberação imediata de 900 exames de mamografias, a serem realizadas de outubro a dezembro deste ano. Também fez a contratação de um pacote mensal de exames a partir de janeiro de 2020 para zerar a fila de espera atual e não permitir desassistência no município. A informação foi passada pelo secretário, Ricardo Cacau Melo, durante os eventos do Outubro Rosa.

Após conversa com o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, o secretário reuniu sua equipe e fez o planejamento. Os exames foram adquiridos na rede privada e serão disponibilizados mês a mês conforme ordem de entrada no sistema municipal. “Por determinação do prefeito Marcos Vinicius, que pediu para zerar a fila de espera, nós fizemos um levantamento de quantitativo da necessidade existente e adquirimos os exames com a certeza que vamos atender todos os pedidos existentes no momento”, disse.

FILA DE EXAME

Segundo dados da Secretaria de Governança da Saúde, atualmente cerca de mil pacientes aguardam chamado para fazer o exame. Para facilitar o atendimento, a prefeitura negociou a aquisição dos procedimentos por meio de uma empresa local credenciada ao SUS, e fará os agendamentos conforme a ordem de espera.

“Pouco mais de setecentas pacientes estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é dos 50 aos 69 anos. Estas pacientes serão todas atendidas de forma prioritária mês a mês, em partes iguais”, informou Vânia Tavares, subsecretária de Governança de Saúde. Os atendimentos começam a ser liberados de imediato, por ordem de chegada, conforme a data do encaminhamento da paciente.

LIMITAÇÃO

Segundo Cacau, o município não consegue zerar de uma única vez a fila de espera devido à limitação de capacidade de atendimento da empresa conveniada. Por isso, os exames serão liberados aos poucos com previsão de alcançar a meta em 3 meses. Aliado aos exames, o município está reforçando a campanha de prevenção. “A saúde da mulher é prioridade em Fabriciano. Adquirimos o ultrassom para garantir um pré-natal humanizado e agora compramos os exames. Estamos em estudos para adquirir um mamógrafo para atender Fabriciano e o Vale do Aço”, disse.

Um dos tipos mais comuns da doença entre as mulheres, o Câncer de Mama é também um dos que possuem melhores resultados de tratamento quando diagnosticado precocemente. Por isso, a mensagem do governo municipal é de conscientização para que as mulheres façam o autoexame e procurem as unidades básicas de saúde ou os médicos de saúde da família para iniciarem a prevenção e garantirem o tratamento o mais cedo possível.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com