Cidades

Fabriciano alerta mulheres sobre exames preventivos

Em Coronel Fabriciano, os exame podem ser feitos gratuitamente de 2ª a 6ª nas unidades de saúde

 

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Saúde, alerta as mulheres do município sobre a importância da realização dos exames preventivos de câncer de mama e de câncer do colo do útero. Os exames são gratuitos e podem ser feitos nas Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Dados da Secretaria de Saúde apontam que, de janeiro a março deste ano, apenas 732 mulheres fizeram os preventivos. “Esse índice é muito baixo. É preciso que as mulheres procurem a Unidade de Saúde mais próxima de suas casas e façam os exames, que são a única forma de diagnóstico precoce do câncer”, alerta a gerente de Atenção à Saúde de Fabriciano, Fernanda Gama.

COLO DE ÚTERO

O preventivo do colo do útero deve ser feito anualmente e é destinado às mulheres que já iniciaram a vida sexual, principalmente aquelas compreendidas na faixa etária entre 25 e 59 anos. O exame consiste na coleta de material do colo do útero para a análise. “É um procedimento simples e rápido que permite diagnosticar alterações no colo do útero”, explica Fernanda Gama.

AUTOEXAME
Nas Unidades de Saúde, as mulheres também são orientadas sobre as técnicas corretas do autoexame das mamas, passam por exame clínico e, no caso das mulheres acima de 50 anos, elas são encaminhadas para realização do exame de mamografia, caso detectado alguma alteração.

MULHER TRABALHADORA
Para as mulheres que trabalham no horário de funcionamento dos postos de saúde e não têm como fazer os exames de prevenção, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano oferece, desde 2006, o Programa “Viva Mulher Trabalhadora – Um Toque de Saúde”. Por meio dessa iniciativa, os exames preventivos são oferecidos em horário especial: das 19h às 21h, toda segunda quarta-feira do mês, nas Unidades de Saúde do Centro, Mangueiras, Amaro Lanari, Cladinho, Santa Terezinha, Floresta, São Domingos e Santa Cruz.
Para beneficiar as mulheres trabalhadoras, oito Unidades de Saúde funcionam no horário especial para realizar a coleta do exame preventivo e orientar sobre as técnicas do autoexame das mamas e a importância do acompanhamento médico.

CÂNCER NO BRASIL
A cada ano, mais de um milhão de mulheres são acometidas pelo câncer de mama em todo mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é o que mais provoca morte entre o sexo feminino. Estimativas do Instituto do Câncer (Inca) prevêem mais de 52 mil novos casos no Brasil em 2012, sendo que a maior parte será diagnosticada na região Sudeste.
Já o câncer do colo do útero é o segundo tipo mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, fazendo cerca de 4.800 vítimas fatais por ano. A estimativa para esse ano é de mais 17 mil novos diagnósticos da doença no país.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com