Nacionais

Exames preventivos atraem usuárias de UBSs em Timóteo

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo realizou um Mutirão de Exames Preventivos de Câncer de Colo do Útero e Câncer de Mama nas unidades básicas de saúde do município. A ação viabilizou o atendimento das mulheres que trabalham em horário integral e forneceu dicas de saúde em geral.
De acordo com o secretário de Saúde, César Luz, o agendamento foi realizado nas unidades de forma espontânea e também por busca ativa pelas agentes comunitárias de saúde que visitaram os domicílios. “O mutirão favorece as mulheres que não têm tempo de vir à unidade no horário convencional e o agendamento prévio a cada 20 minutos evita filas”, afirmou o secretário. Além do preventivo, também conhecido como exame Papanicolau, as mulheres fizeram exame clínico das mamas e receberam orientação das enfermeiras. Na possibilidade de detecção de um nódulo nas mamas, a paciente recebe a solicitação de exame de mamografia.

DESINFORMAÇÃO

A enfermeira da UBS do Ana Rita, Izabel Cristina Domingues, contou que aproveitou a oportunidade para conversar com as usuárias. “Uma das maiores causas de problemas sexuais está na desinformação e na falta de conhecimento do próprio corpo”, explicou. A jovem Deisiane Ferreira, 32, moradora do bairro Quitandinha, contou que o marido ficou em casa com os dois filhos, um de três e outro de oito anos. “Para mim, o horário da noite foi ótimo”. Outra usuária do Quitandinha, Maria Geralda Loureiro, 52, achou mais cômodo. “Trabalho durante o dia e o horário noturno evita correrias”.
A realização periódica do exame preventivo permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduz a mortalidade por câncer do colo do útero. O câncer de colo do útero é a terceira causa de mortes por câncer feminino no Brasil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com