Cidades

Evento reúne consórcios de saúde para discutir aperfeiçoamento

Eloiza Dalla Vecchia destacou que o evento foi singular para o fortalecimento do trabalho dos gestores dos consórcios

BELO HORIZONTE – Pelos inúmeros benefícios que estão proporcionando à saúde pública em Minas Gerais, em sinergia total com o trabalho em redes de atenção, os Consórcios Intermunicipais em Saúde (CIS) têm merecido cada vez mais destaque da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

E essa importância mais uma vez se confirmou durante evento realizado nesta quarta (28) e quinta-feira (29), em Belo Horizonte, quando 116 gestores de mais de 60 consórcios, inclusive a secretária executiva do Consaúde, Eloíza de Fátima Souza Dalla Vecchia, participaram de um evento especial dedicado exclusivamente aos consórcios.

Apesar do nome aparentemente descontraído – ‘Café com Consórcios’ -, o encontro foi marcado por muito trabalho. No primeiro dia, os representantes foram divididos em grupos e participaram de uma série de dinâmicas tendo como finalidade a realização de um levantamento das principais dificuldades e demandas dos consórcios em todo o Estado.

Segundo o assessor técnico de Cooperação Intermunicipal de Saúde da SES, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, o resultado vai servir como base para a definição do planejamento estratégico 2013 da Secretaria para os consórcios, norteando para a realização de “um conjunto de procedimentos e ações que possam contribuir para o aperfeiçoamento dessas unidades, dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

Pensamento ratificado pelo secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques, em seu discurso, realizado na manhã de ontem (29). “Temos a missão de consagrar definitivamente o alinhamento dos consórcios. Estamos um passo à frente dos outros Estados e esse encontro foi uma bela iniciativa. Tenho convicção de que temos uma pérola nas mãos e que os consórcios vão assumir papéis ainda mais importantes na gestão pública,” enfatizou o secretário.

INTERCÂMBIO
A troca de informações e experiências pertinentes aos consórcios marcou também o segundo dia de evento. Seguindo a premissa defendida pelo Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, que tem como princípio tornar Minas o melhor Estado para se viver, o secretário executivo da Assessoria de Gestão Estratégica da SES/MG, Francisco Antônio Júnior, falou sobre o papel dos consórcios nesse sentido. “Pensando no ponto de vista da saúde, viver melhor significa viver mais e com saúde. Queremos fortalecer a governança do SUS e os consórcios podem representar para os municípios uma forma economicamente viável de tornar isso possível.”

Para a secretária executiva do Consaúde, Eloiza Dalla Vecchia, o evento foi singular para o fortalecimento do trabalho dos gestores. “Este evento foi uma oportunidade maravilhosa de pensarmos juntos. Nós, gestores, temos que ser militantes apaixonados e em constante busca do viés técnico para a construção de nosso trabalho. Saio daqui extremamente motivada com os desdobramentos que esse encontro pode proporcionar aos consórcios e à saúde pública, cumprindo as metas e atingindo os objetivos”, enfatizou.
O encontro foi promovido pela SES/MG e contou com o suporte e apoio do Colegiado de Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais / Agência de Políticas Públicas (COSECS/APP/MG).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com