Cidades

Evento incentiva empresários a exportarem seus produtos

(Crédito: Custódio Ribeiro)

 

IPATINGA – Será realizada nesta terça-feira (5) a primeira edição do Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEx) na cidade. O evento é promovido pela Federação das Indústria de Minas Gerais (Fiemg) em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

Criado em 2009 pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto tem como objetivo capacitar as pequenas e médias empresas brasileiras para a venda de produtos no exterior. O evento de hoje visa a trazer a questão para as instituições do Vale do Aço e apresentar alternativas para que elas possam vender seus produtos para fora.

De acordo com o presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, a ideia é retirar dos empresários da região a percepção de que a exportação é algo para grandes empresas, mostrando a estrutura do mercado externo e dando apoio e incentivo para o aumento de clientes estrangeiros.

Um dos participantes do evento serão os Correios, que irão realizar uma exposição de seus serviços de transporte rápido como o Exporta Fácil. Instituições bancárias, como o Banco do Brasil, também participarão do evento mostrando alternativas econômicas para a exportação.

Luciano Araújo explicou que a Fiemg já possui há algum tempo um projeto que fornece consultorias a empresas para que elas tenham um produto de classe mundial, mesmo que não haja exportação. “O empresário precisa entender que ele não compete mais com a empresa do outro bairro ou da outra cidade. Ele compete com o mundo”, afirmou. Hoje, diversos estandes serão expostos com a finalidade de esclarecer o empresariado e orientar sobre os melhores métodos de exportação de acordo com o tipo de negócio.

Uma das questões que envolvem o tema da exportação é a logística para o transporte dos produtos e, conseqüentemente, a estrutura das estradas brasileiras. No entanto, Luciano acredita que esse é um assunto que afeta, em maior parte, os grandes produtos e peças. Um dos pontos a serem abordados hoje é a facilidade do envio de produtos de menor porte ao exterior sem que a necessidade de se enfrentar o caos terrestre.

O Peiex acontece entre 13h e 18h, no antigo Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) da Usiminas, onde agora funciona o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), às margens da BR-381. O evento será aberto aos empresários e também à comunidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com