Cultura

Estudantes de Belo Oriente aprendem a fazer cinema

BELO ORIENTE – É no clima dos bastidores do cinema que alunos da rede pública de ensino de Belo Oriente deram início a oficina “Direção para iniciantes”, nos dias 12 e 13/04. O objetivo é promover a formação audiovisual para jovens a fim de estimular o interesse pela linguagem cinematográfica.

Para a aluna, Priscila Silva, 13 anos, esta é uma oportunidade única de aprendizado. “Sempre quis aprender sobre o mundo do cinema e como funcionam os bastidores. Esta é uma oportunidade de desenvolver outras habilidades, além de enxergar tudo com outros olhos”, explica.

A ação integra a programação do Cine Praça Brasil, que exibiu filmes e documentários nos principais distritos da cidade. O projeto tem patrocínio da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com parceria da Prefeitura de Belo Oriente e apoio da Vídeo Plus e Instituto Cenibra.

Para Meire Soares, moradora de Cachoeira Escura e mãe da aluna que está participando da oficina, o projeto é uma forma de transformar a vida da comunidade. “As histórias nos provocam uma reflexão, e aguça a curiosidade dos jovens. Com o projeto, além de ter acesso aos filmes nas praças, agora nossos filhos têm a oportunidade de aprender como funciona o cinema, e isso pode transformar a vida de uma comunidade inteira”, completa.

“Neste primeiro momento, os alunos tiveram aulas teóricas e deram início ao processo de produção do vídeo-documentário sobre uma história da região, que inclui entrevistas, pesquisa e toda a prática da construção de um filme”, explica Éderson Caldas, produtor do projeto. O vídeo-documentário está sendo produzido sob a direção do professor e cineasta, Sávio Tarso.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com