Nacionais

Estudante vão conhecer a manufatura do aço japonês

BH – Conhecer a manufatura do aço japonês é um dos objetivos dos estudantes mineiros selecionados para o programa de intercâmbio tecnológico do grupo Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), reconhecido líder mundial do setor. Nesta sexta-feira (30), cinco alunos e um professor-tutor do curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, de Materiais e Minas (PPGEM), da UFMG, embarcam para o Japão para conhecer as instalações do grupo e trocar experiências.
O programa de visitas, de uma ponta a outra, representa um dos investimentos da NSSMC para a manutenção e o fortalecimento do intercâmbio tecnológico entre o Estado de Minas Gerais e o grupo japonês, conforme detalha o Diretor de Qualidade do grupo, Hiroyuki Uchida. “A Nippon Steel possui uma história de 60 anos com o Estado de Minas Gerais, juntamente com a Usiminas, cultivando parcerias por meio de intercâmbios tecnológicos. Nosso objetivo é continuar investindo e apostando nessa parceria”.

VISITAS TÉCNICAS

Durante a viagem, que terá duração de 13 dias, os alunos e o professor-tutor farão visitas técnicas em duas usinas, no centro de pesquisa da Nippon Steel e na fábrica da Toyota – que é cliente do grupo. Estão previstos também passeios por museus e turismo nas cidades. Em Tóquio, irão conhecer um dos bairros mais antigos e com forte presença cultural: Asakusa; outro bairro é o Akihabara, mais tecnológico, com muitas opções de lojas de anime, mangá e cosplay. A cidade de Kyoto também está no roteiro. A agenda prevê ainda um encontro com o Embaixador do Brasil no Japão, André Corrêa do Lago.
Na outra ponta, o professor-tutor da UFMG, Roberto Tavares, avalia a oportunidade: “A visita às instalações da Nippon será um grande aprendizado para nossos alunos, que poderão verificar ao vivo a forma de trabalhar de uma empresa pioneira, que prima pelo controle de seus processos, qualidade de seus produtos e inovação tecnológica. Como há perspectiva do programa se repetir nos próximos anos, observei que os alunos já estão motivados com esta possibilidade”.

ESTUDANTES

De olho na capacitação profissional, a engenheira-metalurgista, Camila Mattioli, acredita que a experiência agregará valor à sua vida pessoal. “Conhecer as instalações da NIPPON, no Japão, será́ de grande importância para mim, uma vez que estou certa de que agregará valor à minha vida profissional e pessoal. O Japão é um país de excelência em tecnologia, qualidade de vida, cultura, segurança, entre tantas outras coisas”.
Já o estudante Victor Oliveira destaca o conhecimento acadêmico: “Os siderurgistas japoneses e, em especial, a Nippon Steel, contribuíram em muito para a compreensão e evolução da siderurgia mundial, seja na área de redução com vários desenvolvimentos na ciência do alto-forno, seja na aciaria com pré-tratamento de gusa ou no refino dos aços. A oportunidade de visitar pessoalmente usinas que trabalham com filosofias operacionais inovadoras e onde esses desenvolvimentos foram realizados será de inestimável valor para minha formação”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com