Cultura

Estreia “Disparos”, filme policial que procura comentar violência

Cena do filme “Disparos”, com Caco Ciocler e dirigido por Juliana Reis

Estreia em circuito nacional o filme “Disparos”, de Juliana Reis, no qual Gustavo Machado interpreta um fotógrafo – mas bem diferente daquele que fez em “Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios”. Na verdade, os dois filmes também não têm muito em comum a não ser a presença do ator. Escrito e dirigido por Juliana Reis, “Disparos” é um thriller policialesco e estiloso que aspira ser mais do que é, ou seja, tornar-se um comentário social sobre o estado das coisas.

É muita aspiração para um filme que se rende às convenções do gênero e se encanta com sua fotografia e montagem acelerada – ambas premiadas no Festival do Rio , em outubro. A trama gira em torno de Henrique (Machado), que é assaltado quando sai de um trabalho numa boate gay.

FOTOGRAFIA
Os ladrões acabam atropelando uma pessoa, e ele recupera a câmera que registrou o ocorrido. Mas, quando volta ao local do acidente a fim de encontrar o cartão de memória, é preso pela polícia, que o acusa de omissão de socorro. Na delegacia, é questionado pelo inspetor Freire (Caco Ciocler, também premiado no Rio).

A trama se abre com flashbacks invadindo o depoimento de Henrique e formando um quebra-cabeças relacionando passado e presente. A cada cena que se repete, uma nova informação é adicionada. O longa é dividido em capítulos com títulos relacionados à prática fotográfica, como “Disparo” e “Exposição”.

OSCILAÇÃO
A linha tênue em que o protagonista caminha faz com que sua posição oscile – ora vítima, ora cúmplice, e, por fim, até agressor. “Disparos” parece acreditar que tudo o que tem a dizer se resolve em seu esforço na forma.
As idas e vindas da trama não se justificam dramaticamente e resultam num mero exercício de estilo. Para um filme que se propõe a ser um retrato realista da violência urbana do Rio de Janeiro contemporâneo, a fotografia estilizada, a montagem que divide a tela em duas, entre outras coisas, só colaboram para tirar sua força.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com