Policia

Estratégias do Governo diminui a criminalidade

BH – Desde o início desta gestão, o Governo do Estado tem adotado um conjunto de iniciativas com o objetivo de devolver ao cidadão mineiro melhores condições de segurança. Como parte das ações, a Polícia Militar e a Polícia Civil de Minas Gerais já receberam um total de 1.817 novas viaturas para modernização de suas frotas. Além disso, são 2.700 novos policiais em todo o estado, e mais mil investigadores na PC.

ÍNDICES EM QUEDA

O resultado aparece na prática: os índices de criminalidade caíram nos cinco primeiros meses de 2017, contrariando uma série histórica de oito anos de crescimento dos crimes violentos no Estado. As ações fazem parte do programa Mais Segurança, trabalho estratégico que está sendo desenvolvido em Minas Gerais.
“A estratégia que estamos implantando vem na sequência de outras medidas que a gente já fez, o que faz muita diferença para o trabalho da polícia, e os índices de criminalidade estão refletindo isso, porque estão caindo”, destaca o governador Fernando Pimentel.
De acordo com o chefe da Sala de Imprensa da PM, major Flávio Santiago, a redução dos índices de criminalidade é resultado dessa priorização, por parte do Governo, das ações de segurança pública. “Conseguimos quebrar esta ascensão de oito anos dos crimes violentos. Precisamos manter isso e alcançar padrões ainda melhores, e, para tanto, estas ações que vêm sendo feitas são fundamentais. Além disso, a Polícia Militar continua com o foco no trabalho social e preventivo”, afirma.

TERRITORIALIZAÇÃO
Além da renovação da frota e do aporte de pessoal, o Mais Segurança prevê a implementação de uma nova estratégia de segurança territorializada, que começa em Belo Horizonte, com a divisão da cidade em 86 territórios de segurança. Cada um deles terá uma base móvel, constituída por uma van equipada com câmeras de segurança, rádios digitais e outros itens. “O cidadão estará a no máximo 4km de uma base da PM”, explica Santiago.
Cada base terá quatro policiais, além de um sistema de monitoramento interno que permitirá, por exemplo, que o policial observe as câmeras do Olho Vivo na região e aja imediatamente em caso de necessidade. Nas bases comunitárias móveis também será possível fazer registros de Boletins de Ocorrência e denúncias. As vans serão entregues nas próximas semanas.

MOTOCICLETAS
Além disso, cada uma das bases contará com duas motocicletas – no total serão 172 – para o patrulhamento da região e atendimento de ocorrências. Os profissionais terão ainda o apoio de rádios de comunicação digitais recém-adquiridos, que diminuem o tempo de resposta nas emergências.
“É uma polícia de proximidade. Além de aumentar o potencial de segurança do cidadão, a comunidade também terá estes policiais como referência”, enfatiza o major. A ideia é expandir a ação para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte e para todas as grandes cidades do estado.

VALE DO AÇO
Em fevereiro, a Região Metropolitana do Vale do Aço recebeu 40 novas viaturas. O 14º Batalhão da Polícia Militar em Ipatinga, no Território Vale do Aço, recebeu 29 veículos, que atenderão Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Mesquita e Ipaba. Algumas das viaturas foram redirecionadas para o 58º BPM, em Coronel Fabriciano, que atenderá a cidade e também Timóteo, e ainda para a 12ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito.
Desde a chegada dos veículos, houve redução de 5% dos índices de crimes violentos em toda a área de atuação do 14º BPM, que inclui 11 municípios, de fevereiro a junho de 2017 comparado ao mesmo período de 2016. Os registros de roubo consumado em Ipatinga, por exemplo, tiveram queda de 6,45% no mesmo período.
“A viatura policial roda muito, é um trabalho pesado. Então, com o equipamento adequado, conseguimos prestar melhor serviço para as comunidades que atendemos. Isso muda bastante a qualidade da segurança púbica na região”, afirma o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com