Cultura

Estação Memória cadastra pioneiros

IPATINGA – Até o próximo dia 20 de junho, a Estação Memória Zeza Souto recebe a visita de “personagens” da história de Ipatinga, para elaboração do cadastro de pioneiros. O objetivo é reunir o máximo de informações atualizadas sobre as pessoas e famílias que contribuíram e ainda contribuem com o crescimento da cidade.

Com a realização do cadastro, que começou na última segunda-feira (02/06), a Prefeitura de Ipatinga pretende estreitar os laços com os moradores e seus familiares que participaram do processo de desenvolvimento regional. A iniciativa surgiu com o retorno da Comissão de Pioneiros de Ipatinga, que planeja a realização de um evento especial em homenagem ao cinquentenário de Ipatinga, envolvendo os pioneiros.

A primeira a se cadastrar é moradora do bairro Bethânia. A aposentada Maria das Graças Silva Lopes, 66 anos, se orgulha em dizer que nasceu no Centro de Ipatinga, no final da década de 1940, muito antes da emancipação político-administrativa do município. Seu antigo endereço deu lugar à atual Avenida 28 de Abril. “Fiquei tão feliz e ansiosa ao saber do cadastramento, que até perdi o sono e acabei chegando mais cedo do que devia. Sinto-me orgulhosa em saber que as histórias que tenho pra contar podem contribuir para que a memória da cidade não se perca”, revela.

Segundo o gerente da Estação Memória, José Augusto de Moraes, o cadastro evitará também eventuais esquecimentos. “Temos avançado muito e pretendemos estabelecer cada vez mais proximidade com esses primeiros moradores de Ipatinga. Cada um desses pioneiros é parte importante da nossa história e merece ser homenageado”, destaca.

A Estação Memória Zeza Souto fica na rua Belo Horizonte, nº 272, no Centro. O cadastramento é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, até 20 de junho. Mais informações podem ser obtidas na Estação Memória, pelo telefone (31) 3829-8349, ou na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, (31) 3829-8059.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com