Esportes

Esporte, determinação e inspiração: a história da ex-usipense Crystiane Tereza

IPATINGA – A heptatleta Crystiane Tereza Barroso, de 28 anos, é um grande exemplo do poder de transformação social e pessoal exercido pelo esporte. Aos 15 anos, Crystiane praticava futebol, futsal e handebol. Devido ao bom desempenho no ambiente esportivo, a jovem foi chamada para representar a escola em um evento de cross country, na Usipa.
O segundo lugar na competição lhe rendeu bons frutos. Crystiane foi convidada por Sildemar Venâncio, coordenador de Atletismo da Usipa, para integrar a equipe tricolor e dar prosseguimento no esporte. Após um ano de treinamento, em sua primeira competição pelo clube, a atleta ficou em quarto lugar e aprimorou a sua marca pessoal.
Os resultados expressivos foram frutos de muita dedicação aos treinos, permitindo maior familiaridade com várias provas. “Eu comecei a praticar 400 metros rasos e 800 metros, fiz 100 metros com barreira, lançamento de dardo e outras modalidades”, afirma Crystiane.
Competir entre os melhores faz parte da realidade de grandes atletas e, para isso, Crystiane possui duas referências, como: Sanderlei Parrela, no 400m e Euzinete Reis, que era heptatleta e hoje trabalha como técnica na Usipa.

GRANDE CHANCE

A grande oportunidade na vida da ex-usipense surgiu aos 21 anos, quando dois amigos foram treinar em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Segundo a atleta, os treinadores disseram aos seus amigos que precisavam de uma mulher que corria 400 metros e possuísse, aproximadamente, a marca exigida pelo clube. “Meus amigos me indicaram para os técnicos, e em seguida, eu recebi o convite. Fiquei muito feliz! Eu aceitei a proposta e decidi ir!” conclui.
Atualmente a atleta está na equipe BM&F Bovespa, em São Caetano (SP). Nos seus quase sete em São Paulo, ela já adquiriu grandes experiências. Inicialmente, foram três anos nas provas de 400 metros. Já em seu quarto ano, ela começou a praticar o heptatlo. Nesse esporte estão envolvidas sete modalidades, divididas em dois dias, que são: 100m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso e 200 metros rasos, além de salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros.
Este ano, a preparação é dedicada ao mundial, com o objetivo de treinar fora do Brasil e participar de algumas competições internacionais. “Hoje, eu estou em uma equipe de grande porte, vivo do que eu amo e possuo grandes oportunidades. Tenho um orgulho muito grande de ter iniciado na Usipa. É o clube que me acolheu e sempre abre as portas quando preciso”, conta a heptatleta.

Confira as principais conquistas:

. Quarta colocada no Troféu Brasil/2016 (5.667 pontos)
. Quarta colocada no Troféu Brasil/2015 (5.464 pontos)
. Campeã do Estadual Adulto/2013 (4.991 pontos)
. Medalha de bronze na Copa Brasil de Provas Combinadas/2014 (5.157 pontos)
. Quarta colocada no Troféu Brasil/2014 (5.248 pontos)
. Revezamento 4x400m: Campeã do Troféu Brasil/2016 (3min34s28, com Giovana Cavaleti, Letícia Cherpe e Jailma Sales de Lima)

ATLETISMO NA USIPA

A Escola de Atletismo da Usipa mantém um compromisso com a sociedade, realizando um papel de inclusão social. O departamento conta com uma pista em dimensões oficiais, materiais e equipamentos para o desenvolvimento das atividades e provas da modalidade. Além disso, estão à disposição dos atletas e comissão técnica uma sala de coordenação e materiais, banheiros masculino e feminino. Para outras informações, entre em contato pelo telefone: 3801.4350.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com