Cultura

Espaço B recebe exposição de fotos “Diversidade em Foco”

O fotógrafo João Veiros ao lado do curador Júlio Assis: 140 fotos que retratam a flora, os monumentos e as paisagens do Vale do Aço

FABRICIANO – A Galeria Espaço B, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), inaugurou na sexta-feira (9) a exposição “Diversidade em Foco”, do fotógrafo português João Soares Veiros. No acervo, cerca de 140 fotos que retratam a flora, os monumentos e as paisagens do Vale do Aço. A mostra permanecerá aberta ao público, no campus Coronel Fabriciano, até o dia 26 de novembro, com entrada franca.

Nascido na Europa, o fotógrafo João Veiros apresenta aos visitantes um pouco do seu olhar sobre o cotidiano das cidades que compõem o Vale do Aço. “O público poderá desfrutar de um conjunto de registros que expressam um pouco das minhas emoções a partir de coisas e lugares que, por alguma razão, me tocaram”, conta.
Segundo ele, o processo de captação das fotos não obedece a metas pré-definidas. “Não saio para fotografar com um objetivo a ser perseguido, deixo-me guiar pela minha percepção e o resultado são registros espontâneos de cenas que me inspiram”, explica.

O ARTISTA
O fotógrafo português naturalizado brasileiro vive no país desde 1975. Antes disso, morou por muitos anos na África, onde foi bastante influenciado por sua criação plurirracial a partir da convivência em tribos indígenas e africanas que marcaram para sempre o seu modo de perceber o mundo. Em 1966, começou a trabalhar com Comunicação Audiovisual, tendo atuado em vários projetos na África Setentrional.

No Brasil, trabalhou por muitos anos na extinta Rede Tupi em funções de apoio na produção de novelas e demais produções televisivas da época. Para ele, o período foi imprescindível em sua formação, moldando a sua maneira de representar o mundo a partir da fotografia.

Veio para o Vale do Aço para trabalhar na Acesita na área de telecomunicações. Há cerca de 30 anos se dedica à fotografia apenas enquanto hobby, mas nos últimos anos, incentivado pelo amigo e artista plástico Júlio Assis, resolveu compartilhar suas obras com o público do Vale do Aço.
“A exposição ‘Diversidade em Foco’ é a primeira mostra pública do meu trabalho e só ocorreu graças à persistência do meu amigo Júlio Assis, que me estimulou a dar esse pontapé inicial como a inauguração do projeto na Estação Memória em Ipatinga”, ressalta João Veiros.

Os interessados em expor na Galeria Espaço B do Centro Universitário podem fazer contato com a Assessoria de Eventos pelo telefone (31) 3846-5531 ou pelo e-mail eventos@unilestemg.br. O espaço é cedido gratuitamente aos expositores, incluindo suporte técnico para a montagem das mostras.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com