Cultura

Escritora ipatinguense lança livro de aldravias no Chile

IPATINGA – A pedagoga e escritora ipatinguense Goretti de Freitas retornou ontem à cidade depois de participar do lançamento de “O Livro II das Aldravias” na casa da Sociedade dos Poetas Chilenos, em Santiago do Chile. Aldravia é referência à aldrava, o nome de um batente de porta antigo do século XVIII. Seria a poesia que bate à porta para entrar. São poemas curtinhos, de no máximo, seis palavras. “Foi uma experiência muito rica para a literatura brasileira, mineira e ipatinguense”, comemorou a escritora, que é membro efetivo da SBPA – Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas.

O livro, catalogado e exposto na Casa de Cultura e Museu Pablo Neruda, é uma antologia que conta com a participação de 66 poetas aldravistas, entre eles Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, José Luiz Foureaux, J.B.Donadon-Leal, José Garcia, Gilberto Madeira, Suzana Maria Cruz Peixoto, Jaqueline Thierch, Graziela Côrrea, Laura Thiersch, Carlos Henrique Thiersch, Allam Francisco Corrêa, Rosa Thiersch, Guilherme Correa, Carlos José, Allam Jonas, Nicolas Correa e Else Dorotea Lopes.

O estilo de poesia nasceu há pouco mais de dez anos em Mariana, uma das cidades histórias mineiras. Um grupo de intelectuais decidiu criar o que eles chamam uma forma genuinamente brasileira de fazer poesia usando um mínimo de palavras para passar a mensagem. Em abril de 2014, eles apresentaram a aldravia em Portugal e na Espanha.

Os poetas aldravianistas já conquistaram seguidores em outros países. Graças à fórmula da poesia fácil sem rima e sem dificuldade, coletâneas de aldravias já foram lançadas na França e Portugal. E a escritora Goretti de Freitas participou do lançamento das obras nos dois países e esteve no dia 25 passado no Chile para apresentar seu trabalho.

Goretti de Freitas foi presidente do Clube dos Escritores de Ipatinga até março de 2014 e tem em seu currículo a publicação dos livros “Contos Interioranos” e “Num instante, um haicai”. Lançou, em abril de 2011, no V Salão do Livro de Ipatinga, seu primeiro livro infantil e paradidático “Filipe e seus barquinhos”, que tem uma proposta interativa e interdisciplinar. A autora participou de oito antologias e sua última publicação foi o livro “Ventos”, com 300 aldravias, todas relacionadas ao título.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com