Cidades

Escolas se preparam para ato público em prol da educação

Os alunos passaram a tarde de quarta-feira (24) preparando cartazes e faixas para a manifestação.
(Crédito: Nadieli Sathler)

IPATINGA – Os professores, pais e estudantes da rede municipal de ensino marcaram para quinta-feira (25) um ato público na Praça dos Três Poderes, a partir das 15h. A mobilização em frente à Prefeitura de Ipatinga vai encerrar as atividades da paralisação nacional dos profissionais da educação, articulada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

Para a manifestação, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Subsede de Ipatinga, conseguiu a adesão de quase todas as escolas municipais. Portanto, não haverá expediente nas unidades de ensino.

Ainda na tarde de ontem (24), os estudantes da Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethânia, preparavam cartazes e faixas para o ato público. Na terça- feira, os professores trabalharam com os estudantes em sala de aula a realidade da educação do país e no município.

A coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Subsede de Ipatinga, Cida Lima, lembrou que os eixos da mobilização em Ipatinga são: revisão do plano de cargos, carreiras e salários da Educação, a concretização da hora atividade e a discussão do piso da categoria.

“O Governo tem dificultado o processo de negociação quando demora a dar respostas das quais necessitamos para prosseguirmos nas negociações. Nós entendemos que, se estivéssemos construindo juntos, através do diálogo franco e transparente, desde o início, muitos problemas poderiam ser evitados. Nas escolas, está cada vez mais difícil trabalhar, devido à falta de pessoal, falta de material e falta de estrutura adequada para o funcionamento delas”, comentou a sindicalista.

PAUTA
A paralisação feita ao longo da semana foi para marcar a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. A pauta de reivindicações da categoria em nível nacional é por 100% dos royalties do petróleo para a educação; implementação da Lei Municipal 11738/2008, que implementa o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
E ainda 10% do PIB para a Educação, aplicação do Plano Nacional da Educação, profissionalização dos funcionários da educação e um quadro único dos trabalhadores em educação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com