Cidades

Escolas municipais de Ipatinga terão novas disciplinas

Alunos passarão a ter aulas específicas de Geometria e Produção de Texto. 

IPATINGA – Os estudantes da rede municipal de ensino terão três novas disciplinas a partir de 2020. A inserção foi anunciada nesta quarta-feira (27) pelo prefeito Nardyello Rocha. O novo quadro curricular irá abranger cerca de 16 mil estudantes do 1º ao 9º ano matriculados em 27 unidades de ensino. De acordo com a Administração, a alteração atende à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tem como objetivo propiciar experiências educativas para os estudantes da atualidade, ou seja, o intuito da iniciativa é melhorar a aprendizagem e a qualidade do ensino nas escolas públicas. 

Na nova formatação do quadro curricular, os alunos do 6º ao 9º ano terão a inserção de duas aulas da disciplina de “Produção de Texto”. As aulas de Matemática também serão incrementadas, com a introdução do componente curricular específico de “Geometria”. Já o Inglês e Arte serão ampliados na matriz curricular para estudantes do 1º ao 9º ano. 

“Queremos que o aluno das escolas municipais saia da rede pública no mesmo patamar que os da rede particular, inclusive na busca por escolas de graduação, pós-graduação e também para o mercado de trabalho. Estamos ampliando o Inglês e criando a “Produção de Texto”, pois sabemos que a competitividade do Enem é muito grande e um dos fatores que explica a dificuldade dos alunos é a redação. Além disso, criamos a disciplina de “Geometria” e ampliamos Arte para todos os anos”, disse o prefeito Nardyello Rocha. 

Conforme esclarece a administração pública, não haverá qualquer alteração na carga horária do professor, que poderá assumir outras disciplinas na Educação de Tempo integral, entre elas Educação Ambiental, Inteligência Emocional, Empreendedorismo Social e Iniciação Científica.

“Aquele professor que não tiver o cargo completo, devido às alterações, irá trabalhar na Escola de Tempo Integral com disciplinas também voltadas para o mundo contemporâneo. Essas alterações não trarão prejuízo para ninguém. Todos serão beneficiados e a educação de Ipatinga caminha a passos largos para ser uma referência nacional”, acrescentou Nardyello. 

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Atendendo até o momento alunos do 3º ao 9º ano, a Escola de Tempo Integral será ampliada também em 2020. Serão atendidos no próximo ano letivo estudantes a partir do 2º ano (7 anos de idade). Além disso, os alunos poderão escolher dentro das oficinas eletivas aquela com que melhor se identificar. Serão oferecidas oficinas de Atividades Motoras e Lazer, Esporte, Música/Artes Cênicas/Artes Visuais e Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com