Cidades

Escolas municipais de Ipatinga superam expectativas do Ideb

Entre 42 escolas municipais avaliadas, 32 tiveram desempenho acima da meta projetada

 

IPATINGA – As escolas municipais de Ipatinga alcançaram excelentes resultados na última apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

As maiores notas individuais obtidas no ano passado foram da Escola Municipal Gercy Benevenuto, no bairro Taúbas, com 7.6, e Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, no bairro Bethânia, com 6.1. Levando em conta os três últimos anos, a melhor média foi da Escola Municipal Vilma de Faria e Silva, também do bairro Bethânia, com 6.0, ultrapassando a meta estipulada para 2021 que é de 5.5. Em tom festivo, os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) nesta segunda-feira (1º).

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram avaliadas 42 escolas municipais, sendo que 25 atendem alunos na faixa etária de 6 a 10 anos (1º ao 5º ano) e outras 17 onde são matriculados alunos de 11 a 15 anos (6º ao 9º ano).

O melhor desempenho foi alcançado pelo grupo de escolas dos anos iniciais (1º ao 5º ano), onde 24 ficaram acima da média e apenas uma não alcançou a meta. Entre as 17 escolas dos anos finais (6º ao 9º ano), oito delas ficaram acima da média.

CONFIANÇA

A secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues Silva, atribui a evolução e a retomada da confiança nos estabelecimentos educacionais do município à adoção de políticas públicas mais acertadas nos últimos anos, além de uma atuação eficiente dos professores e corpo técnico da repartição. “Os alunos têm estado muito motivados a participarem de todas as atividades, dentro e fora das salas de aula”, comentou.

Otimista, ela acredita que em 2019 os números serão ainda mais positivos, fruto de investimentos significativos e inéditos realizados pela atual gestão. “Temos que parabenizar também o envolvimento dos pais dos alunos, que têm sido parceiros fieis na implementação de nossos projetos voltados para a melhoria da qualidade do ensino”, disse.

PRIORIDADE

O prefeito Nardyello Rocha fez questão de enfatizar que o investimento na educação é prioritário na atual gestão. “Observando sempre a motivação, qualificação do profissional, além é óbvio, de integração com as famílias dos alunos, buscando sempre o trabalho de excelência”, disse, acrescentando que para o ano que vem o governo municipal será ainda mais ousado para colocar Ipatinga no topo dos resultados do Ideb. “Mesmo com o governo estadual retendo os recursos referentes ao do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), garanto que a educação será sempre prioridade”, finalizou.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com