Cidades

Escola Wilson Alvarenga já colhe os frutos do projeto “Família Presente”

(Crédito:Fotos: Angelina Muniz)

IPATINGA
– Música, reflexão, esporte e família. Estes têm sido os elementos utilizados pela direção da Escola Estadual Wilson Alvarenga para diminuir os índices de violência entre os alunos do estabelecimento de ensino, localizado no bairro Canaãzinho, em Ipatinga. Com apoio de diversas entidades sociais, há cerca de um ano, a escola instituiu o projeto “Família Presente”, com aulas de violão, fanfarra, momentos de reflexão, futsal e atenção psicológica, dentre outras atividades.

A diretora Delvina Maria Gomes Aquina disse que a proposta foi um contraponto à violência que motivava a presença diária da polícia na porta da escola. “Incomodava muito ver as viaturas aqui todos os dias. Então, aos poucos, substituímos a repressão pelo diálogo e por atividades sadias, trazendo prazer ao ambiente interno e resgatando a confiança dos estudantes e pais. Como resultado, registramos melhoras significativas no desempenho dos alunos”, comemorou, agradecendo as entidades sociais que apoiam a iniciativa, dentre elas a Igreja Evangélica Projeto Ômega.

REFLEXÃO

Delvina lembra, ainda, que o projeto acabou com o distanciamento entre alunos e direção e levou os estudantes a perceberem que a escola é um ambiente onde o tripé diálogo, respeito e disciplina leva ao crescimento coletivo. “Até 2012, o nível de aprendizagem era muito baixo e não conseguíamos sequer formar turmas homogêneas para o Plano de Informações Pedagógicas (PIP). Hoje, o resultado é visível. Em vez de ficar correndo atrás de borboletas, decidimos atraí-las para o jardim cuidando das flores”, ensinou.

Para Joel Souto, diretor musical da Igreja Projeto Ômega, a iniciativa é digna de aplausos e precisa ser multiplicada. Ele disse que nas primeiras terças-feiras do mês, o grupo de jovens da denominação, sob a liderança do Pr. Anderson Souto, é responsável pelo momento musical e reflexão. “É algo simples, mas que acaba sendo muito marcante para todos. Vez por outra, vemos pais e filhos chorando, enquanto cantam os louvores. É um projeto que dará resultados ainda maiores, porque a presença da família é o melhor instrumento para fortalecer o ambiente escolar”, comentou.


A diretora Delvina Gomes

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com