Cidades

Escola promove Festa da Cultura Brasileira

(Crédito: ACS/PMT)

TIMÓTEO – O resultado do projeto “Sim à Diversidade”, desenvolvido ao longo do ano pelos alunos da Escola Estadual Capitão Egídio Lima, de Timóteo, será apresentado neste sábado, no decorrer da “IX Festa da Cultura Brasileira”. O evento começa às 14:00h, nas dependências da escola, no bairro Bromélias.

Esse projeto foi escolhido como eixo pedagógico nos últimos nove anos e abrange um amplo leque de atividades artísticas e culturais trabalhadas no coletivo da escola; ao mesmo tempo, seus conteúdos são levados para dentro da sala de aula e revisitados em cada disciplina.

Os pais de alunos e outros convidados irão assistir a apresentações de danças artísticas e folclóricas, catira, samba de roda, frevo, sertanejo, axé música, cantigas de roda, dança da jiboia, carimbó, boi bumbá, e capoeira entre outras, além de poder degustar comidas típicas.

A direção da escola adianta que será uma tarde onde as culturas afro brasileira e indígena mobilizarão corações e mentes em uma grande festa de diversidade. A Escola Estadual Capitão Egídio Lima atende a uma clientela diversificada e de maioria afro descendentes, que tem registrado contínuos avanços nos índices educacionais em relação ao estado e à região do Vale do Aço.

Pioneira na introdução da cultura e da arte como essência do processo pedagógico, a escola mantém parceria com o Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira desde 1984, quando de forma até então inédita, a capoeira foi incluída nas atividades escolares, possibilitando uma alavanca de sustentação e reflexão pedagógica, que desde então vem sendo amadurecida pela escola.

MESTRE

Um bom exemplo dessa parceria é o recém-graduado em mestre de Capoeira Angola, o ex-aluno Jean Carlo Gomes, o mestre Jean Taruíra. Ele é formado pela Associação de Capoeira Lenço de Seda, segundo as tradições praticadas pela Associação Brasileira de Capoeira Angola, que reúne em seu conselho de mestres do Pelourinho as maiores autoridades e griôs da capoeira angola no Brasil. O mestre Jean Taruíra fez parte da primeira turma de capoeira da escola Capitão Egídio, em 1984, aos 10 anos de idade.


No sábado à tarde, o público poderá conferir os trabalhos feitos pelos alunos no decorrer
do ano, no projeto “Sim à Diversidade”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com