Nacionais

Escoamento de lama da Samarco durante chuvas preocupa Ibama

Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios/Divulgação

BRASÍLIA – Após inspeção emergencial de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à Barragem de Fundão, em Mariana (MG), por causa de um novo deslizamento de resíduos registrado na quarta-feira (27), o órgão reforçou ontem (29) que a maior preocupação, do ponto de vista ambiental, é conter o escoamento permanente de lama para a Bacia do Rio Doce durante o período de chuvas. Os especialistas do Ibama constataram que os cerca de 1 milhão de metros cúbicos de lama que se deslocaram essa semana a partir do ponto em que a barragem se rompeu foram, em grande parte, contidos antes ou pela Barragem de Santarém, que também pertence à mineradora Samarco, e armazena água.

O maior temor era que ocorresse um transbordamento em Santarém ou que a estabilidade do Dique de Sela, na Barragem de Germano, tivesse sido comprometida. Segundo o Ibama, no entanto, os equipamentos de monitoramento instalados nas barragens não registraram grandes distúrbios, indicando estabilidade nas estruturas, mesma informação divulgada pela Samarco. Ainda assim, o Núcleo de Combate a Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) determinou ontem (28) que a mineradora refaça os cálculos do índice de estabilidade tanto em Santarém como em Germano.

‘EXTREMAMENTE SUPERFICIAL’
Anteontem (28), o Ibama rejeitou o Plano de Recuperação Ambiental apresentado no dia 18 de janeiro pela Samarco, mais de dois meses após o rompimento da Barragem de Fundão. Em nota técnica, o Ibama disse que o documento de 76 páginas, elaborado por uma consultoria ambiental, apresenta um diagnóstico “extremamente superficial” dos danos ambientais. Os técnicos do órgão federal afirmaram que o plano sequer considera os impactos sociais do desastre, assim como não faz uma estimativa da área afetada ao longo das margens e tampouco um levantamento das espécies de fauna e flora afetadas. Ações de longo prazo também não foram detalhadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com