Cultura

Endança celebra 30 anos

IPATINGA – No próximo fim de semana o Endança – Encontro de Dança do Vale do Aço reúne grupos de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Governador Valadares, Jequié (BA) e Goiânia (GO), no palco do Centro Cultural Usiminas, para comemorar 30 anos de atividades em prol do fomento e divulgação da dança na região. A Quasar Cia. de Dança, de Goiânia (GO) abre as apresentações na sexta, dia 27 de março, com o espetáculo “No Singular”.

A Quasar Cia de Dança, que completa este ano 27 anos de atuação em palcos nacionais e internacionais, é considerada uma das principais das principais representantes da dança produzida no Brasil. Já apresentou sua obra em mais de 20 países e em todos os estados brasileiros. O trabalho da companhia é marcado por movimentos e expressões de dança que sempre surpreendem o público pelo olhar poético e bem humorado. A Cia. apresenta uma estética contemporânea arrojada que resulta em coreografias que cativam pelo apuro técnico.

ENCONTROS
No sábado, 28 de março, oito grupos se revezam no placo, apresentando trechos de coreografias de ballet clássico, dança contemporânea e jazz. De Ipatinga participam a Academia Olguin, o Centro de Dança Rosaly Coura, o Centro de Referência em Dança do Vale do Aço; de Coronel Fabriciano, a Bia Antunes Centro de Dança; de Timóteo a Orfeu Estúdio de Dança. Dois grupos de Governador Valadares integram o espetáculo: Ímpar Improvisação e Arte e Núcleo de Dança Myller Araújo. Nesta edição participa também o grupo Sonho de Valsa, da cidade de Jequié, Bahia.

OLGUIN

A Academia Olguin apresenta as coreografias “Spectrum” / “Metade de Mim”, da coreográfa Salette Olguin. Em atividade desde 1970, a Academia tem como foco de atuação o ballet clássico. Utiliza como metodologia de ensino o método da Royal Academia de Londres. É responsável por inserir Ipatinga no cenário da dança com a realização do Endança, que completa, em 2015, trinta anos de atividades.

ROSALY COURA

O Centro de Dança Rosaly Coura traz para o palco “Último Retrato”, assinado pela coreógrafa Rosaly Coura. O Centro de Dança atua no Vale do Aço há 20 anos. Ofecere modalidades de dança como jazz, ballet, zumba e também atividades físicas como musculação, personal trainer e ginástica.

Participam também do Encontro alunas do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço, com as coreografias “Flash Back” e “Naiádes” da coreógrafa Salette Olguin. Em seu currículo montagem de clássicos de repertório como “O Quebra Nozes”, “Paquita”, “O Lago dos Cisnes e montagens assinadas pelas professoras do projeto, Salette e Larissa Olguin, como “Amazônia”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Alice no País da Maravilhas”, dentre outros.

BIA ANTUNES
O Bia Antunes Centro de Dança, sediado em Coronel Fabriciano, tem como proposta ensinar e aprimorar a arte da dança. Atua com cursos livres de jazz dance, ballet ( metodologia Cubana) e dança contemporânea. No encontro apresenta as coreografias “Além de uma paixão” e “Variação Feminina do Ballet Carnaval de Veneza”, da coreógrafa Bia Antunes.

Timóteo é representada pela Orfeu Estúdio de Dança, que é resultado de um projeto realizado na Escola Estadual Leôncio de Araújo, em Timóteo. Com 15 anos de trajetória, realizou diversas montagens, entre elas “Incógnito”, “O Quinto Elemento”, “Balanço do Amor”, “Sonhos”, “Orfeu, a Lenda”, “Confissões”, “Enquanto Isso”, dentre outras.

VALADARES
A “Impar – Improvisação e Arte” (GV) apresenta a coreografia “Resilidança”, assinada pelos Intérpretes-criadores Clênio Magalhães e Tati Tassis. O grupo utiliza a improvisação como ferramenta coreográfica em suas apresentações.
O Núcleo de Dança Myller Araújo, atua há 9 anos em Governador Valadares. No Endança apresenta trecho do último espetáculo “A Pequena Sereia”, coreografia assinada por Myller Araújo.

BAHIA

Da cidade de Jequié, Bahia, o Encontros Endança recebe o grupo Sonho de Valsa, com a coreografia “Cenas para desencontrar”. De acordo com Iara Cerqueira, coordenadora do grupo, trata-se de junção de artistas em dança. É formado por alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Dança e Teatro da UESB, como parte de uma experiência em formação acadêmica.

As apresentações do Endança continuam em 10 e 11 de abril, com os espetáculos “Divertssiment para Rachmaninoff” e “Só Sei Que Não Sei Dançar Sem Você”, assinados respectivamente por Adriana Vilella e Lair Assis, coreógrafos convidados para esta edição das montagens do Endança, que tem no elenco 25 bailarinos do Vale do Aço.

REALIZAÇÃO

O Endança é uma realização de Salette Olguin, com produção de Marilda Lyra. O projeto é patrocinado pela Usiminas, conta com apoio do Usicultura e Panorama Tower Hotel. O incentivo é do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ingressos para as apresentações podem ser adquiridos na bilheteria do teatro a R$ 16,00 inteira e R$ 8,00 meia-entrada, estendida a professores, estudantes, menores de 18 e maiores de 60. Informações (31) 3822 3031.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com