Cultura

Encontro Regional de Coros reúne grupos e repertório eclético

O Coro Gente Nossa, anfitrião do evento, está em atividade desde 1990    (Crédito: Grão Fotografia)

 

IPATINGA – Neste sábado (19), cinco coros sobem ao palco do teatro do Centro Cultural Usiminas para apresentar um repertório bem eclético. A partir das 20h o público poderá conferir obras assinadas por Lobo de Mesquita, Mort Dixon, Gioacchino Rossine, Francesco Rosselli, Elvis Presley, Giuseppi Verdi, Freddie Mercury, Milton Nascimento, Fernando Brant, Paulinho Pedra Azul, Tom Jobim, Roberto Carlos e vários outros. Em cena, grupos de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Divinópolis. É a sexta edição do Encontro Regional de Coros, promovido pela Associação Artística Coral Gente Nossa, com o patrocínio da Usiminas, apoio do Usicultura e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

PARTICIPANTES
O Encontro reúne cerca de 180 coristas. De Ipatinga participam os coros Gente Nossa, Fundação São Francisco Xavier e Madrigal Exsultate; de Coronel Fabriciano o coro Unileste. Recebe, como convidado, o Chorus Exsultate Voces de Divinópolis. Todos com uma trajetória significativa, permeada por participações em importantes eventos corais em solo nacional, sempre imbuídos no intuito da divulgação do canto coral.
O Coro Gente Nossa, anfitrião do evento, está em atividade desde 1990, ano de sua fundação.
Desde 2003 realiza o Encontro Regional de Coros que possibilita a apresentação de coros da região Metropolitana do Vale do Aço, para divulgação do trabalho desenvolvido pelos mesmos e recebe sempre um grupo convidado de outros centros. É regido pelo Maestro Osmar Marciano Alves, que assina a direção musical do encontro.
Já o Coro Fundação São Francisco Xavier está em atividade desde 2001. É formado por colaboradores da Fundação São Francisco Xavier e Usisaúde. Durante o ano desenvolve os projetos “Doutores da Música”. O coro é regido pelo Maestro Melquisedequi Rodrigues Araújo.
Também de Ipatinga o encontro recebe o Madrigal Exsultate. Com um repertório eclético, que vai do clássico à música contemporânea, o coro vem encantando o público do Vale do Aço desde sua fundação, em 2002. O Madrigal também é regido pelo Maestro Melquisedequi Rodrigues Araújo.
De Coronel Fabriciano participa o Coro Unileste. Foi criado em 2003 e é composto por alunos e funcionários da Instituição, além de pessoas da comunidade. A regência do coro está a cargo do maestro Luciano Mendes Lima, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O maestro traz em seu currículo mais de 20 anos de experiência, além de inúmeros cursos de aperfeiçoamento desenvolvidos com renomados músicos brasileiros e do exterior.
A sexta edição do Encontro Regional de Coros recebe como convidado o Chorus Exsultate Voces, de Divinópolis. O coro foi fundado no início de 1988 e quatro “naipes” vocais distintos. Com uma linha de trabalho voltada para o clássico, vem consolidando sua identidade e firmando seu grande potencial artístico, por meio de suas apresentações e concertos. É regido pelo Maestro Alaôr José Gonçalves, que iniciou sua carreira em 1973, junto ao coro Divinópolis.


O Encontro reúne cerca de 180 coristas do Vale do Aço e outras cidades de Minas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com