Cidades

Encontro entre prefeitos eleitos celebra unidade

Petistas discutem unidade em torno de um projeto regional para o Vale do Aço      (Fotos: Fernando Benedito Jr.)

TIMÓTEO – Os presidentes dos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores de Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Ipatinga e cidades do colar metropolitano se reuniram na tarde de ontem (7), na sede da legenda em Timóteo, para celebrar um projeto político de unidade regional em torno das próximas administrações petistas.

Os prefeitos Keisson Drumond, Rosângela Mendes, Zizinho Duarte, Pedro Euzébio e Dalva de Oliveira declararam publicamente consenso na proposta de pleitear conjuntamente projetos de interesse coletivo, como é o caso de questões na área da saúde, tratamento de lixo e esgoto, entre outros.
Denominada de ‘Linha Vermelha’, as gestões petistas já pensam em unidade regional para que o Vale do Aço tenha mais força na hora de buscar intervenção junto aos governos federal e estadual.
“Nas eleições deste ano, vencemos o maior desafio que já foi imposto ao PT. Isso demonstra que fomos escolhidos através do voto da maioria, o que resultou na vitória e no arco de alianças feitas em torno do nosso partido. Não podemos esquecer que o sucesso do governo Dilma e do ex-presidente Lula contribuíram para esse resultado”, lembrou Keisson, eleito em Timóteo.

O futuro prefeito ressaltou que o modo progressista da gestão petista somado à participação popular foram escolhidos pela população, por isso o maior desafio dos gestores é discutir políticas públicas de alto nível.
“Desejamos trabalhar de maneira integrada para ter maior representatividade. Precisamos fortalecer as entidades como a AMVA (Associação da Microrregião do Vale do Aço) e ANDI (Agência de Desenvolvimento Integrado) para que o desenvolvimento regional venha através de projetos ousados. Esse é o maior desafio dos próximos quatro anos”, afirmou.
Também presente ao encontro, Zizinho Duarte, prefeito eleito em Santana do Paraíso, falou da importância do diálogo com o governo federal para o desenvolvimento nos municípios de menor porte. “Temos que alavancar o desenvolvimento regional atraindo empresas, para isso é necessária a criação de distritos industriais”, declarou.

SAÚDE
Rosângela Mendes, sucessora de Chico Simões em Coronel Fabriciano, também falou da disposição de lutar para melhorar as políticas públicas de saúde. “Nosso desafio é melhorar cada vez mais a atenção primária do município, que é nossa obrigação, e isso temos feito. Enquanto grupo, podemos cobrar mais eficácia das políticas do governo estadual no Vale do Aço. A exemplo do que vem acontecendo com o Hospital São Camilo, que ainda não abriu o setor de ortopedia e nem maternidade”, comentou.

PADRE ABDALA
Jardel Lopes, presidente do PT de Fabriciano, lembrou que a vitória do partido nas principais cidades da região era um grande sonho do Padre Abdala. Ele comentou que o religioso, falecido em julho deste ano, não viveu para ver o sonho concretizado.
“O sonho de Padre Abdala era que a população empobrecida tivesse voz e vez no Vale do Aço. Só o PT pode viabilizar isso para os mais necessitados. Enquanto representante dos diretórios e da população, vamos apresentar propostas inovadoras, a primeira delas é a criação da Escola de Formação Política na região”, comentou.

GOVERNO POPULAR X NEOLIBERAL
Para o prefeito Chico Simões, a vitória do PT nas quatro principais cidades do Vale do Aço demonstra a superioridade do projeto petista em relação à política neoliberal do governo tucano (PSDB). “Essa foi uma eleição do PT contra o PSDB. De um lado os tucanos, com a política do estado mínimo, com o governo cada vez mais longe da sociedade. Diferente do PT, que governa para as camadas mais pobres e promove o crescimento da renda e do emprego”, justificou.
Simões pontuou que a população do Vale do Aço optou pelo projeto nacional do PT que vem dando certo, ao contrário do governo de Minas, que, na sua perspectiva, tem promovido o retrocesso no estado.

ELEIÇÕES 2012
O prefeito de Coronel Fabriciano destacou que a vitória do PT no Paraíso foi emblemática, pois tinha um militante do mesmo partido que Zizinho lutando contra ele.
“Já em Fabriciano, sabíamos que era um risco calculado, e mesmo assim fomos para a eleição com apenas três partidos apoiadores contra outras 17 legendas. Ainda assim o povo preferiu que o PT continuasse a governar a cidade. Só que temos de abrir o olho, porque em Ipatinga dois candidatos conseguiram ganhar 16 mil votos fazendo campanha apenas com a bandeira do seu partido e uma bicicleta”, mencionou o prefeito, referindo-se a Daniel Cristiano (PCB).

Prefeita de Tarumirim vai priorizar estradas
Timóteo
– Com uma economia focada principalmente da pecuária, o município de Tarumirim é grande em extensão, mais de 700 km, mas possui apenas 50 km de asfalto. Os mais de 10 distritos existentes na cidade necessitam de pavimentação, por isso a maior preocupação da prefeita eleita Dalva de Oliveira são as obras de infra-estrutura.
“O acesso do pequeno produtor para a venda dos seus produtos: sem isso eles não vão conseguir sobreviver. Temos a Secretaria de Agricultura que dá o apoio técnico para os produtores de leite, mas queremos ampliar essa ajuda, por isso é importante os projetos de pavimentação”, comentou.
Essa foi a primeira vez que a bancária aposentada concorreu a um cargo público. Ela já foi tesoureira e secretária municipal de Saúde em gestões do atual prefeito Altamir Severo da Rocha.
“Entrei na vida política por conta da evolução provocada pelo governo petista na cidade de Tarumirim. O que a gente quer é mais qualidade de vida para os nossos munícipes”, falou.

Saúde e Educação

O município possui ainda um hospital regional que atende à demanda das cidades do entorno. Dalva comentou a unidade em Tarumirim poderia ser uma opção a mais, além de Ipatinga e Governador Valadares. “Nosso município mantém média complexidade”, diz.


A ex-bancária Dalva de Oliveira concorreu pela primeira vez a um cargo público

Pedro Euzébio se elege depois de empate em 2008
Timóteo
– Após o histórico empate nas eleições de 2008, em Dom Cavati, Pedro Euzébio finalmente foi eleito prefeito com 320 votos de frente contra seu adversário Wagner Rodrigues.
Há quatro anos, Pedro obteve 1.919 votos, mesma quantidade que seu adversário, que acabou levando a Prefeitura pelo critério de idade. O prefeito eleito comentou que naquela época o resultado da eleição o surpreendeu.
“O que me intrigou foi que nas duas únicas escolas em que ocorre a votação, a diferença de votos foi de sete votos. Onde historicamente ganhamos, acabamos perdendo. Agora a diferença de votos que tive do segundo colocado foi de 7,32%, que é o numero da minha casa ao contrário”, comentou.


Em 2008, Pedro Euzébio perdeu a Prefeitura após empate na votação:
candidato mais velho assumiu

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com