Cultura

Encontro de pioneiros resgata história e memória de Ipatinga

(Fotos: Secom PMI)

 

IPATINGA – Troca de experiências e muitas estórias para contar não faltaram durante a realização da edição de junho do projeto “Estação Saudade”, realizado na Estação Memória Zeza Souto, na última terça-feira (10). Durante a realização do evento, profissionais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga deram continuidade ao cadastramento de pioneiros, iniciado no dia 2 de maio passado.

O projeto “Estação Saudade” é uma realização da Prefeitura de Ipatinga e foi idealizado para valorizar os pioneiros, familiares e moradores que ajudaram a construir a história da cidade. Em sua segunda edição este ano, a programação foi iniciada em maio e ainda prevê mais seis encontros mensais, até dezembro, dentro do calendário das festividades do cinquentenário de Ipatinga.

EXPOSIÇÕES

O evento contou ainda com a exposição “Ipatinga Cidade Jardim”, uma coletânea de fotos históricas organizada pelo gerente da Estação Memória, José Augusto de Moraes, que acaba pautando a maioria das conversas e inspirando relatos de muitos convidados. Nessa edição, também, aconteceu uma exposição de fotografias do Enfavi, reunindo dezenas de ex-atletas e ex-dirigentes veteranos do futebol amador de Ipatinga.

A aposentada Maria da Penha Aleixo, 74 anos, fez questão de dar a sua contribuição. Ela trouxe algumas fotos de seu álbum pessoal, para serem reproduzidas e incluídas ao acervo cultural do município. “Vim para Ipatinga há 54 anos, morei bem aqui em frente à estação ferroviária, hoje Estação Memória. Estou contribuindo com registros que fiz na minha juventude, quando fui servidora do município e trabalhava com aulas de culinária”, relatou a aposentada.

PROFESSORA
A aposentada Agostinha Fernandes Pinto, 82 anos, moradora do Ipanemão, trouxe para o encontro exemplares do livro “A Luta pela Aprendizagem”, de sua autoria, publicado em 2012. Dona Gutinha, como todos a chamam, conta que veio para Ipatinga ainda criança e, apesar de ter estudado somente até o terceiro ano do primário, chegou a ser educadora responsável pela alfabetização de muitos adultos no lugar. “Fico muito feliz em poder contar minhas estórias para todos. Até hoje me encanto com o desenvolvimento da cidade, que quando conheci era tomada pelo mato em sua maior parte”, disse.

BAILE

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Rocha, aproveitou a oportunidade para anunciar a confirmação do Baile dos Pioneiros. “Com o intuito de festejar a história, a prefeita Cecília Ferramenta pretende reunir os pioneiros num caloroso encontro, que pretendemos realizar no dia 29 de agosto”, anunciou. O evento será aberto ao público e inserido na programação do calendário das comemorações dos 50 anos de Ipatinga.

Para ampliar a organização das atividades, a Prefeitura continua promovendo o cadastramento de pioneiros na Estação Memória até o próximo dia 20 de junho. Mais informações na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, pelo telefone 3829-8059.


A aposentada Agostinha Fernandes Pinto trouxe para o encontro exemplares do livro
"A Luta pela Aprendizagem”, de sua autoria

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com