Cidades

Empresários não negociarão PLR em Coronel Fabriciano e Timóteo

Empresários de Fabriciano e Timóteo reunidos nesta terça-feira: decisão foi unânime    (Crédito: Emmanuel Franco)


FABRICIANO
– O sindicato que representa os empregados no comércio em Coronel Fabriciano e Timóteo tem notificado as empresas do ramo de supermercados e de alimentos para reivindicar o pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Baseado na Lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000, cujo texto deixa explícito que a PLR é objeto de negociação, a entidade laboral marcou reuniões individuais com os comerciantes.

No entanto, na tarde desta terça-feira (20), os empresários que representam o setor reuniram-se na sede do Sindcomércio em Coronel Fabriciano e optaram por ratificar a posição de não negociar, agora, a Participação nos Lucros e Resultados.

Há mais de uma semana o Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço tem recebido queixas dos empresários do ramo de supermercados e alimentos, que não entenderam o porquê de o Secteo (Sindicato dos Empregados no Comércio de Timóteo e Coronel Fabriciano) estar antecipando a negociação da PLR – que só voltará a acontecer em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no segundo semestre do ano que vem.

A Participação nos Lucros e Resultados já foi objeto de negociação coletiva entre Sindcomércio e o Secteo no último mês de outubro, sendo negado o benefício aos empregados.
“Durante a reunião nesta terça-feira, no Sindcomércio, os empresários ratificaram a posição de não negociar individualmente a PLR. Desta forma, mandamos um ofício ao Secteo solicitando que sejam desmarcadas todas as reuniões solicitadas aos comerciantes de Fabriciano e Timóteo”, informa o Assessor de Relações do Trabalho e Sindical do Sindcomércio, Tiago Barcelos.

REUNIÃO
A reunião com os empresários no Sindcomércio teve a presença do corpo jurídico do sindicato, do presidente da entidade, José Maria Facundes, e de representantes de grandes redes de supermercados de Timóteo e Fabriciano, bem como de supermercadistas menores. A decisão de não negociar a PLR foi unânime. “Temos ‘carta branca’ para tratar o assunto com o Secteo. Reivindicações, solicitações ou qualquer outro tipo de pedido realizado pelo sindicato que representa os comerciários em Fabriciano e Timóteo têm que ser feitos diretamente ao Sindcomércio, e não junto ao comerciante”, afirma Tiago Barcelos, ressaltando que, no caso da Participação nos Lucros e Resultados, os lojistas reunidos nesta terça-feira reiteraram que não querem negociar nem individualmente nem coletivamente.

Empresários do ramo de supermercados e de alimentos com dúvidas referentes à questão da PLR podem entrar em contato com o Sindcomércio através do telefones 3842-2040, 3821-9020 ou 3849-4490. O Sindcomércio ainda coloca seu setor jurídico à disposição do comerciante varejista e atacadista de bens e serviços do Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com