Cidades

Emoção marca sorteio de 240 novas moradias em Ipatinga

Administração municipal recebe reconhecimento público por transparência de processo e já anuncia autorização para mais 496 apartamentos no bairro Planalto II. Milhares de inscritos continuam concorrendo a novas unidades.

 

IPATINGA – Nem a chuva que começou a cair à tarde e se prolongou por toda a noite de quinta-feira (08) foi capaz de inibir o comparecimento de grande parte das pessoas de baixa renda que concorriam aos 240 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida oferecidos pela Administração de Ipatinga em sorteio público realizado nas dependências da Escola Municipal Artur Bernardes, no bairro Canaã. Aproximadamente 1.500 moradores, muitos originários de bairros distantes, se dirigiram ao local e superlotaram as arquibancadas e parte do piso da quadra coberta do educandário, sonhando com a possibilidade de estar entre os felizardos que receberão as chaves das moradias em construção no Residencial Nova Esperança.

SORTEIO

De pé diante do público e várias autoridades presentes, o próprio prefeito Nardyello Rocha fez questão de sortear, um a um, durante quase quatro horas, os nomes dos titulares contemplados e também daqueles que ficarão em lista de reserva para a eventualidade de inconsistência de informações na relação principal. As documentações agora serão checadas.

Indo às lágrimas, em alguns momentos, diante da receptividade do evento, Nardyello Rocha ainda aproveitou para anunciar que já na próxima terça-feira (13) dará ordem de serviço para a construção de mais 496 apartamentos no Planalto II. E confirmou que o cadastro dos inscritos continua valendo para os novos empreendimentos. O governo municipal já tem aprovados, também, 160 apartamentos para o Veneza II, e planeja construir outras 496 unidades habitacionais na mesma região, o que elevará para 1.392 o número de apartamentos edificados para famílias com renda mensal de até R$ 1.800 e outros fatores de vulnerabilidade comprovados.

“Se você não ganhar a sua casa própria neste sorteio, não desanime. Seu cadastro será mantido no banco de dados da Prefeitura por dois anos e você vai poder concorrer ainda a outros 496 apartamentos no bairro Planalto, 160 no bairro Veneza, no futuro Residencial Teresina, e mais 496 apartamentos no Residencial Passatempo, próximo ao Distrito Industrial, que já estamos buscando junto ao Ministério das Cidades”, encorajou o Executivo.

EXPECTATIVA E PERSEVERANÇA

Atraídas pela lisura e transparência do processo de sorteio – que pela primeira vez obedeceu fielmente às exigências legais, com fiscalização de vereadores, conselhos municipais e associações de bairros -, famílias inteiras estavam unidas na quadra da Escola Artur Bernardes, aguardando perseverantemente até o último nome anunciado. Muitas crianças de colo, inclusive, eram vistas no espaço, assim como inúmeros idosos e deficientes.

Embora o evento estivesse marcado para as 18h, o sorteio só foi iniciado após as 19h, para dar oportunidade às pessoas que tinham dificuldade em chegar ao local por causa das chuvas. Dispostos em sete urnas, os nomes foram sorteados entre 5.633 inscritos, e somente às 22h40 foi conhecido o último ganhador, numa jornada entremeada por fortes emoções.

Convidado a dar a palavra de abertura, o presidente da Câmara de Vereadores, Jadson Heleno, elogiou a forma “exemplar e imparcial” como o sorteio se desenvolveu, sem qualquer margem para questionamentos. “Eu quero parabenizar o governo municipal por seguir fielmente os critérios exigidos em leis, decretos e portarias municipais e federais. Isso reforça a seriedade e o compromisso de garantir que esses novos apartamentos sejam destinados a quem realmente necessita”, enfatizou.

ANSIEDADE, EMOÇÃO E LÁGRIMAS

Antes de ser colocados nas urnas, os milhares de nomes de pessoas em condições de participar do sorteio eram mantidos em envelopes lacrados. O processo de fechamento dos envelopes já havia sido acompanhado anteriormente pelos conselhos municipais, num processo gerido pela Secretaria Municipal de Planejamento. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Artur Bernardes, juntamente com os vereadores presentes, participaram do sorteio ao lado do prefeito e atuaram também como fiscais do processo.

PRESENTES PRECIOSOS

A primeira munícipe presente a ser sorteada recebeu com grande euforia o anúncio de seu nome: dona Cota Eva Justina, de 65 anos. Atualmente, ela mora numa área de risco no bairro Limoeiro, devido à proximidade de sua casa com a rede de energia elétrica.

“Somos seis pessoas morando em dois quartos. É um barraco muito ruim, porque já está rachado e ainda tem os riscos de tomar choque por causa da rede elétrica, que é muito próxima. Na hora que eu ouvi o prefeito falando meu nome fiquei tremendo lá em cima da arquibancada, porque ganhar essa casa própria é um presente de Deus”, disse, com incontida alegria.

Quem ganhou um belíssimo presente de aniversário e também de Natal foi dona Rodi Ferreira de Souza, nascida caprichosamente no dia 25 de dezembro e comemorando 58 anos de idade no próximo mês. Ela também foi contemplada com uma das 240 novas moradias. “Eu estava realmente achando que ia morrer sem conquistar nada nessa vida, porque sempre morei de aluguel e são muitas as dificuldades. Mas, agora sei que isto não vai mais acontecer. O presente de aniversário deste ano foi maravilhoso e sei que vou poder ajudar muito meu filho deficiente com essa casa própria”, comemorou.

DESMAIO E SOCORRO

No sorteio realizado entre os nomes da quinta urna, Vanessa Trindade Martins da Silva, que estava presente, foi a segunda a ser contemplada. E, aos gritos, debaixo de muitas palmas, saiu correndo do lugar onde estava para abraçar o prefeito Nardyello Rocha. A alegria foi tamanha que a jovem desmaiou, sendo necessário chamar os profissionais do SAMU que estavam a postos no local para emergências. O próprio prefeito foi quem se ocupou de começar a carregar a felizarda, levada imediatamente a uma ambulância. A mãe da mulher, que também estava na quadra, ficou apreensiva. Contudo, após alguns minutos a ganhadora voltou para contar um pouco de sua história. “Há 12 anos moro num barraco com meus quatro filhos. Teve um dia que choveu tanto que os telhados caíram nas nossas cabeças. A Defesa Civil sempre pede pra que a gente saia de lá, mas pra onde eu iria?! Agora eu sei que vou pra minha casa própria, morar em segurança com a minha família”, contou, entusiasmada.

Ainda durante o sorteio, muitas mulheres que atualmente sustentam suas famílias foram beneficiadas com a casa própria. Foi o caso da Katiuscia Cristina de Souza, que além de sustentar seu lar revelou ser mãe de dois filhos deficientes, “podendo agora dar uma vida mais digna pra eles”.

PRÓXIMA ETAPA

Ainda este mês, a Prefeitura de Ipatinga, por meio do Departamento de Habitação, iniciará o contato com os ganhadores das novas moradias para que apresentem seus documentos, comprovando que estão dentro dos critérios estabelecidos no sorteio. Já em dezembro, a PMI direcionará os aprovados à Caixa Econômica Federal. Os documentos serão novamente avaliados pela instituição, que convocará os munícipes aptos para a assinatura do contrato no Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

CRITÉRIOS

O primeiro critério de enquadramento do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ é possuir renda bruta familiar de até R$ 1.800 e não possuir imóvel residencial. Os outros considerados pela administração municipal na metodologia do sorteio são: famílias que residam em áreas de risco, insalubres ou que tenham sido desabrigadas; aquelas com mulheres responsáveis pelo cuidado familiar; das quais façam parte pessoas com deficiência; famílias residentes no município há, no mínimo, cinco anos; que tenham filhos com idade inferior a 18 anos, e famílias das quais façam parte pessoa idosa.

Lista dos sorteados - Cota IDOSOS (1)

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com