Cultura

Em tempo de internet, Biblioteca de Ipatinga atrai novos leitores

“Sinto bem quando estou na biblioteca, que possui um acervo muito rico do conteúdo que procuro”, revela leitor Helton Sander

IPATINGA –
Prestes a completar 50 anos, a Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, fundada em 9 de maio de 1966 e atualmente localizada na região central de Ipatinga, não só resiste à “concorrência” da Internet mas, também, continua atraindo cada vez mais leitores de diferentes idades. Esta é a principal constatação dos funcionários da unidade, ao avaliarem o relatório de frequência das pessoas que procuraram por livros e jornais disponibilizados ao público durante o mês de janeiro.

De acordo com o levantamento, o local recebeu 1.326 leitores em 20 dias úteis – média de 66 leitores/dia. Os números de frequentadores surpreenderam até mesmo os funcionários. “Sabíamos que a Biblioteca recebe muita gente todos os dias, mas não imaginávamos que eram tantas. O que mais surpreende é que esse levantamento começou a ser feito no período de férias escolares, quando muitas pessoas estão viajando ou preferem ficar em casa descansando”, afirma a funcionária Lúcia Castro Alves. “Vamos continuar fazendo o diagnóstico para comparar os números durante o ano e melhorar os serviços prestados”, completa.

Os números consolidados dos primeiros 15 dias de fevereiro revelam que já passaram pela Biblioteca Municipal 659 visitantes em busca dos mais de 20 mil títulos disponíveis, além de gibis, revistas especializadas e jornais diários. “O perfil das pessoas que procuram o acerco literário também está mudando gradativamente, e isso podemos perceber. Não são mais aqueles frequentadores em busca de pesquisas. Percebemos uma procura cada dia maior de pessoas interessadas em lançamentos e, também, autores consagrados como, Gracialiano Ramos, Jorge Amado, Guimarães Rosas, entre outros que continuam em alta no gosto dos leitores”, observa,

Atualmente a Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares conta com cerca de 6 mil leitores cadastrados. Além do serviço de empréstimo gratuito de livros e espaço para leitura, o espaço público participa do programa “Bookcrossing”, uma prática criada em 2001, nos Estados Unidos, e que consiste em deixar um livro num local público qualquer, para que possa ser encontrado e lido por outra pessoa. Em Ipatinga já são mais de 1,2 mil livros distribuídos e “circulando” desde 2011, quando o município aderiu ao programa.

ROTINA
Há três anos, a rotina diária do estudante Helton Sander Reis Torres, 21 anos, incluiu pelo menos duas horas do dia estudando na Biblioteca Municipal. “O hábito começou pelo meu interesse por livros de Filosofia e Física. Gosto de folhear as obras e me sinto bem quando estou na biblioteca, que possui um acervo muito rico do conteúdo que procuro”, assegura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com