Cidades

Em palestra, comissário da Infância alerta sobre os perigos das drogas

Através de diálogo franco e direto com os adolescentes, Mário Duarte contou um pouco da sua experiência profissional e alertou sobre os perigos das drogas

IPATINGA – A Câmara Mirim de Ipatinga realizou reunião ordinária nesta segunda-feira (03) com a presença no plenário de alunos da Escola Estadual Laura Xavier Santana, do bairro Bom Jardim, e da Escola Municipal Arthur Bernardes, do bairro Canaã. Após a apresentação das indicações dos vereadores mirins, foi ministrada palestra sobre drogas, bullying e pedofilia pelo comissário da Vara da Infância e Adolescência e agente penitenciário, Mário Ferreira Duarte.
Através de diálogo franco e direto com os adolescentes, Mário Duarte contou um pouco da sua experiência profissional e alertou sobre os perigos das drogas. “Hoje no Ceresp há vários jovens presos por tráfico de drogas que conheci em palestras como esta, nas escolas de Ipatinga”, foi logo disparando o comissário de menores.
Com ênfase na disciplina e respeito, o palestrante chamou a atenção dos jovens para a postura que deveriam ter em diversas situações na sociedade. Falou sobre o uso indevido de bonés em determinados lugares, as conversas paralelas em sala de aula e outros locais, a demonstração de boa vontade diante de deveres cívicos – como ficar de pé durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, entre outras coisas.
Mário Duarte explicou aos estudantes sobre as diferenças das drogas lícitas e ilícitas. “Cigarros, bebidas alcoólicas e remédios são drogas lícitas e vendidas livremente, mas também causam dependência e fazem mal à saúde”, afirmou.

ROUBAR E MATAR
Conforme o palestrante, muitos jovens acreditam que ao fazerem uso de drogas não estão causando mal a ninguém, mas apenas a eles próprios. “Isso é um engano, pois as famílias de um dependente também são atingidas e se tornam co-dependentes. Um viciado acaba sendo obrigado a roubar e às vezes chega a matar para conseguir sua droga. Desta forma, ele está causando muito mal a outras pessoas”.
Para Mário Duarte, as drogas são hoje um problema de saúde pública e, infelizmente, sempre existirão. “Nós temos que analisar os fatores que levam os jovens a usarem a droga. Na maioria das vezes isso está relacionado com a desestruturação familiar e com a falta de Deus. A mídia hoje também faz uma lavagem cerebral nos jovens e acaba incentivando o uso de drogas, como as bebidas alcoólicas, associadas ao esporte e mulheres bonitas”.
Mário Duarte concluiu a palestra sobre drogas dizendo para os estudantes que a escolha é de cada um. “Eu não tenho poder de proibir ninguém de fazer alguma coisa, portanto a escolha é de vocês: a morte ou outros meios mais saudáveis para viver, como o esporte, a dança, a música e a sabedoria que vem da Bíblia Sagrada”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com